presidente Lula (PT) quer priorizar acordo entre Mercosul e União Europeia antes de avançar nos tratados da região com a China. O petista fez a declaração em visita ao Uruguai nesta quarta-feira (25), após Luis Alberto Lacalle Pou dizer que se manterá aberto às negociações de comércio com Pequim.
“É justo produzir mais e querer vender mais; por isso, é importante se abrir o quanto mais possível para o mundo dos negócios”, ponderou. No entanto, ressaltou que o Mercosul discute acordo com a UE desde 2003 e que é “urgente e necessário” fechar as tratativas quanto antes.
“Vamos intensificar as discussões com a União Europeia e vamos firmar esse acordo para que possamos discutir apenas um possível acordo China e Mercosul, e acho que isso é possível.”
Lula aproveitou a oportunidade para afirmar que avançará na construção da ponte sobre o rio Jaguarão, que liga os dois países. “O presidente falou de uma dragagem que tem que ser feita pelo Brasil num pedaço pequeno que, segundo ele, não custa caro”, disse.
Na ocasião, também anunciou que o Brasil estudará tratativas para internacionalização do aeroporto de Rivera. “Pronto, o presidente terá uma resposta”, disse Lula a Lacalle Pou.
Com informações de O Antagonista
Foto: Reprodução