setembro 21, 2024 19:41

RR: Soldado Sampaio se ‘rebela’ e promulga leis após ‘silêncio’ do governador Denarium

Roraima – Com as peças do tabuleiro visando as eleições municipais de 2024 se movimentando nos bastidores, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), que, segundo interlocutores, têm ambição de ser lançado candidato a prefeito, já começa a dar sinais que a aliança com o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), pode romper nos próximos meses.

Neste final de semana, por exemplo, o presidente Sampaio promulgou seis leis. Isso porque os projetos, aprovados anteriormente pela Casa Legislativa, foram encaminhados para o Executivo Estadual, mas até o prazo máximo de 15 dias, não foram sequer analisadas pelo governador Denarium.

Ao comentar sobre a atitude do governador, o presidente da Assembleia Legislativa demonstrou aborrecimento com a atitude (ou falta dela) do governador Denarium, que sempre atuou de forma célere atendendo aos interesses da Casa Legislativa.

“Se passou os 15 dias úteis e o governador não se pronunciou, não vetou, não sancionou e publicou, ele silenciou, e quando silencia, esse projeto volta para a Assembleia Legislativa”, disse Sampaio.

Desde que assumiu a presidência da ALE-RR, no início de 2021, Sampaio, juntamente com os demais deputados estaduais da base governista, sempre buscou atender aos interesses do governador. Todos os Projetos de Lei de autoria do Executivo Estadual foram votados e aprovados sem dificuldade.

Da mesma forma, governador Denarium sancionou as leis anteriormente aprovadas pelos deputados. Para fontes na ALE, com a nova postura do chefe do Executivo Estadual, começa a demonstrar um possível distanciamento do presidente da ALE.

Disputa pela prefeitura

Conforme informações de bastidores, um dos motivos que tem distanciado o vínculo entre Denarium e Sampaio seria a disputa pela Prefeitura de Boa Vista nas eleições de 2024. Faltando menos de dois anos para o pleito, já está sendo costuradas novas alianças e a definição do nome que vai concorrer.

Sem ter como concorrer novamente à presidência da ALE devido estar no segundo mandato consecutivo, Sampaio, agora, quer ser indicado para entrar na disputa pela prefeitura, inclusive, com o apoio forte de vários políticos, como do senador Mecias de Jesus, presidente estadual do Republicanos.

Por outro lado, Denarium deve indicar outro nome, o que, de acordo com fontes, estaria causando um desgaste e estremecido a relação dos dois.

‘Carta na manga’

O presidente Soldado Sampaio conta com uma “carta na manga” para convencer Denarium a apoiá-lo. No mês passado, o jornalista e vereador de Boa Vista, Bruno Perez (MDB), protocolou na ALE-RR o pedido de impeachment contra o governador por crime de responsabilidade com o povo Yanomami.

Conforme apurado pelo O Poder, até a semana passada o processo estava parado, mas, com as novas movimentações, pode começar a tramitar a qualquer momento após só falta o parecer favorável do corregedor-geral, deputado Renato Silva (Pros). Caso aconteça, Denarium pode ser cassado em poucos meses, assim como ocorreu com o então deputado Jalser Reiner.

O Poder tenta contato com o presidente da ALE.

 

 

Da redação 

Foto: Montagem 

Últimas Notícias

Em Presidente Figueiredo, grupo de Fernandão racha ao tentar segurar ímpeto de Palhano

Segundo informações de bastidores, pessoas próximas ao candidato à Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 126,8 quilômetros de Manaus), Fernando...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!