Roraima – Há anos o senador Mecias de Jesus, ‘cacique’ político do Republicanos em Roraima, ganha fama por ter nas mãos diversos cargos em secretarias do Governo de Roraima. O poder seria fruto de diversas negociações articuladas à porta fechadas ‘na calada’ da noite. Mecias, agora, mira na Prefeitura de Boa Vista, tanto que no último domingo, 12, anunciou Sampaio como pré-candidato.
Foi dado o pontapé inicial na tentativa de buscar, mais uma vez, ocupar e demarcar o território na gestão municipal. Nos bastidores, a pergunta é: “Qual o real interesse do grupo na Prefeitura de Boa Vista”. Mecias é crítico da atual gestão, mas sequer destina emendas para que obras sejam executadas pelo Município.
Para fontes, o objetivo real seria o puro poder, mais cargos comissionados e diversas regalias na administração municipal. Mecias é conhecido por ter nas mãos secretarias do Governo do Estado e um exército de comissionados submissos.
A prática, segundo fontes, vem sendo executada desde gestões passadas a do governador Antonio Denarium (PP). Com Sampaio à frente do Município, Mecias teria não só cargos no Estado, mas em diversas pastas do Executivo.
Embora tenha a todo custo prestígio nas supostas negociatas, Mecias, frustrado, nunca conseguiu ter a Prefeitura de Boa Vista nas mãos. Nas eleições de 2012, ele chegou a se lançar para concorrer ao cargo de prefeito da capital, mas amargou derrota para Teresa Surita (MDB).
No pleito de 2016, o grupo político de Mecias, em mais uma tentativa de assumir a prefeitura, lançou o advogado Alexander Ladislau, que teve a candidatura indeferida e Teresa Surita foi reeleita com votação expressiva.
Já em 2020, a sigla, inicialmente, chegou a colocar o ex-ministro da Indústria Marcos Jorge para disputar o cargo de prefeito. No entanto, sem popularidade e aceitação, o candidato do Republicanos desistiu e passou a apoiar a candidatura de Shéridan, ocasião em que perdeu com uma diferença gigante de votos para o atual prefeito, Arthur Henrique (MDB).
O histórico de derrotas mostra que foram várias as tentativas fracassadas e frustradas do senador Mecias de Jesus de tentar exercer influência na prefeitura da capital.
Da redação
Foto: Divulgação