O ministro de Porto e Aeroportos, Márcio França, afirmou que é do interesse do Governo Federal construir um porto público em Manaus, atendendo às necessidades da população e do escoamento da produção. A informação foi dada na tarde dessa quarta-feira, 22, em uma reunião com o deputado federal Sidney Leite (PSD) quando foi abordada a situação do Porto de Manaus.
França é o terceiro ministro do Governo que acena e vê com bons olhos a importância do desenvolvimento e crescimento do Amazonas para o Brasil. A construção de um novo porto é um sonho antigo da população, principalmente daqueles que moram nos municípios do interior.
“Já passou da hora de priorizarmos essa pauta, até porque no Amazonas os rios são as verdadeiras rodovias”, disse Sidney Leite.
O parlamentar também informou que outros encontros devem acontecer ainda no primeiro semestre para fortalecer a ideia do Porto público e colocar o Amazonas no centro do debate que vai beneficiar também a economia da região Norte.
Porto de Manaus
Atualmente, o Porto de Manaus é privatizado e é considerado o maior Porto flutuante do mundo, atendendo os estados de Roraima, Acre, Rondônia e até o norte do Mato-grosso. Ele abriga o maior fluxo de passageiros da Amazônia.
Da Redação, com informações da assessoria
Ilustração: Neto Ribeiro/Portal O Poder