Presente na reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) que ocorreu nesta sexta-feira (24), o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, aprovou mais de R$ 1,5 bilhão em novos investimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM). A discussão sobre a Reforma Tributária foi levantada durante a reunião e Geraldo Alckmin tranquilizou a todos que acompanharam o seu discurso.
“Se a gente verificar, aqui é uma cidade industrial. Estamos falando de grandes indústrias. Eu sempre ouvi que a indústria enfrenta três problemas: imposto, juros e câmbio. O câmbio está bem, o que ele não pode é ficar oscilando; temos que simplificar a questão tributária, tecnicamente, é perfeitamente viável se manter a competitividade da Zona Franca de Manaus. O que precisamos fazer é ajudar o restante do Brasil a conquistar mercados lá fora. Há indústria que não se mantém sem importar. O objetivo é este. Conte conosco para a gente ser parceiro para fazer crescer a Suframa e a ZFM”, disse Alckmin diante de olhares preocupados com o fim do modelo econômico diante de uma reforma tributária.
Durante a sua passagem por Manaus Alckmin acompanhado pelo governador Wilson Lima (União Brasil) conheceu as dependências do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Lá, Alckmin falou sobre uma modernização e potencial do Centro que já existe há 20 anos. “Ele está operando 10% do seu potencial e já faz trabalhos maravilhosos. O caminho é fazer pesquisa, criar patente, depois emprego e riqueza pra região. Houve uma questão jurídica que conseguimos resolver e deveremos assinar o contrato de gestão com a Organização Social”, informou o vice-presidente e ministro.
Essa foi sem dúvida uma das reuniões mais prestigiadas do Cas. Quase toda a bancada amazonense esteve presente. Outra questão que esperava ser objeto de fala de Alckmin, a exploração do Potássio em Autazes, também foi abordado.
“Nós vamos trabalhar para resolver um problema jurídico. Não é possível levar cinco anos para discutir competência. Se a competência do licenciamento do Ibama ou do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. Isso pode ser um dos maiores investimentos do país na produção de cloreto de potássio”, disse.
Ao fim da reunião Alckmin jantou com empresários e em seguida já viajou para Brasília.
Hector M S Silva, para o Portal O Poder