Roraima – Após recomendação do Centro de Operações Estratégicas (COE), instância do Ministério da Saúde, Chico Rodrigues (PSB), presidente da Comissão Yanomami do Senado, decidiu cancelar a visita parlamentar à Terra Indígena Yanomami, que estava prevista para ocorrer nesta semana.
Conforme argumentado pelo COE, existe risco sanitário ao povo Yanomami por causa da crise de malária. Atualmente, apenas profissionais de saúde são recomendados a entrar na região.
Em entrevista concedida nesta amanhã em Roraima, o senador destacou que o trabalho da Comissão vai continuar com o propósito de concluir o relatório final sobre a situação dos indígenas Yanomami.
“Vamos trabalhar no sentido de que todas as outras etapas sejam acompanhadas, sejam avaliadas pelos três senadores que vieram para que nós possamos ir trabalhando o relatório final, que é o relatório propositivo ao Governo Federal para que ele venha resolver os problemas”, disse o senador.
Chico ressaltou, ainda, que o cancelamento da agenda ao território Yanomami não acarreta nenhum problema, e que a nova visita está prevista para ocorrer no dia 20 deste mês.
“Na minha avaliação pessoal, acredito que não há nenhum problema, nenhuma perda porque no dia 20 aqueles senadores da Comissão, que entenderem que devem vir, eles estarão aqui cumprindo o seu papel e seu dever de como membros efetivos da Comissão Externa”, pontuou.
Da redação
Foto: Divulgação