fevereiro 23, 2025 22:11

Prestígio e atuação de Romero Jucá em Brasília constrangem atuais senadores por Roraima

Roraima – Sem mandato eletivo desde 2019, o ex-senador e presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Romero Jucá, mantém prestígio em Brasília e segue em busca de garantir benefícios para Roraima. No entanto, sua forte atuação, que inclui reuniões com ministros e secretários do governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT), constrange o desempenho dos atuais senadores Hiran Gonçalves (PP), Chico Rodrigues e Mecias de Jesus (Republicanos).

Para se ter noção do prestígio e articulação, Romero Jucá participou de uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, juntamente com a bancada federal de Roraima. Nesta reunião, o ministro assinou a ordem de serviço para recuperar três trechos da BR 174 no Estado.

Além de tratar sobre as condições da via, Romero Jucá pediu atenção do Ministério para concluir a ligação com a Guiana. Conforme Romero Jucá, é preciso pensar no futuro e nas oportunidades de desenvolvimento que a ligação com a Guiana representa para o Estado de Roraima e para toda a Amazônia.

“A ligação com a Guiana é fundamental para Roraima. Porque ela muda a nossa logística de comercialização e de produção. Então, é muito importante que a gente possa resgatar essa situação”.

Segundo Romero, havia uma colaboração entre os dois países. Desta forma, o trecho no Brasil ficou pronto com a construção da BR 401, bem como, a entrega da ponte que liga os dois países.

Da mesma forma, o Dnit deu suporte técnico até 2018, para a construção dos 380 quilômetros que faltam dentro do país vizinho. E, para Romero Jucá, o Governo Federal tem que retomar essa relação.

“A estrada da Guiana vai aproximar o Estado de Roraima e a Amazônia Ocidental de novos mercados consumidores. Para se ter uma ideia, isso faz com que de Boa Vista ao Porto do Caribe fique mais perto que ir até Manaus. E o Governo brasileiro pode dar suporte nisso”.

Ministro anuncia atenção às rotas portuárias

Ao responder a fala de Romero Jucá, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou que o Brasil será signatário do maior fórum de transportes do mundo. Desta forma, o Brasil deve apoiar os demais países da América do Sul com a elaboração de um plano de logística para as rotas portuárias e assim, favorecer o desenvolvimento econômico da região. “O Brasil já tem o seu plano, mas vamos ajudar os outros países com isso”.

O Ministro também anunciou que fará visitas aos Estados do Norte, incluindo Roraima para avaliar as demandas de cada local. “Essas rodovias de integração com o Atlântico são importantes para aproximar dos portos. Porque elas mudam a lógica econômica. Logo, é um investimento importante e vamos investigar a posição da Guiana em relação à estrada”.

Atuação ‘morna’

Mecias de Jesus, Chico Rodrigues e Hiran Gonçalves, atuais senadores por Roraima, possuem atuação morna em defesa do Estado. Além disso, também têm atuação questionável quando o assunto é confrontar o governador de Antonio Denarium (PP), de quem são aliados.

Ao atual governador de Roraima são creditados uma grave crise na Saúde do Estado, suposto envolvimento com o garimpo ilegal e seis pedidos de impeachment. Contudo, os senadores permanecem em completo silêncio em defesa da população e atentos em defesa de Antonio Denarium.

Foto: Divulgação 

 

Últimas Notícias

Semasc intensifica ações para combater uso de crianças pedindo dinheiro nos semáforos de Manaus

A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) realizou uma grande ação, nesta sexta-feira, 21, em seis...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!