Roraima – Após o deputado Jorge Everton (UB) e o ex-deputado Jalser Renier trocarem cadeiradas em uma pizzaria de Boa Vista, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE) pediu a prisão preventiva do ex-parlamentar. Jalser foi cassado por quebra de decoro e responde por crimes no caso de sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos.
O ato da Mesa Diretora da Casa Legislativa, assinado pelo presidente da ALE, Soldado Sampaio (Republicanos), é do dia 6 deste mês e consta no Diário Oficial da Casa na edição desta segunda-feira, 10.
O requerimento destaca que o objetivo é garantir proteção dos parlamentares em decorrência dos atos praticados contra deputados.
Além de pedir a imediata decretação da prisão preventiva do ex-deputado Jalser
Renier, os deputados pedem também a proibição do ex-deputado frequentar a sede da Assembleia e demais prédios do Poder Legislativo.
O requerimento pede, ainda, a proibição do ex-deputado Jalser Renier de se aproximar ou manter qualquer tipo de contato, inclusive pelas redes sociais, com os deputados estaduais Jorge Everton e com o presidente da Assembleia, Soldado Sampaio, bem como demais testemunhas envolvidas no processo relacionado ao sequestro do jornalista Romano dos Anjos.
O documento solicita também “a concessão de medida cautelar de proibição de realização
de novos ataques, em razão de exposições do seu potencial violento e comportamento antissocial, por meio de lives e manifestações em redes sociais, com o objetivo de evitar a propagação de discursos e ações que possam colocar em risco a integridade de parlamentares e demais indivíduos envolvidos”.
Cadeiradas
Em vídeos publicados nas redes sociais na terça-feira, 4, é possível ver o ex-deputado saindo da pizzaria enquanto Jorge Everton chama Jalser Renier para novo confronto. Os deputados trocaram cadeiradas minutos antes na parte interna do estabelecimento.
Em uma live nas redes sociais minutos após a briga, Jalser Renier explicou o ocorrido. Segundo ele, Jorge Everton estava lhe encarando. Diante disso, não teria suportado as supostas provocações e deu uma cadeirada no parlamentar, que revidou.
Ainda durante a transmissão ao vivo, Jalser xingou o ex-colega de parlamento, atacou o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio, e ameaçou o governador Antonio Denarium (PP). “Tua hora vai chegar governadorzinho safado”, disse.
Após grande repercussão, Jalser Renier, que foi cassado por quebra de decoro parlamentar, publicou uma nota de esclarecimento nas redes sociais.
“Venho publicamente, por meio desta nota de esclarecimento, diante da lamentável ocorrência amplamente divulgada pelas mídias locais, manifestar meu pedido de desculpas ao governador Antonio Denarium, pessoa pela qual tenho profundo respeito pelo trabalho realizado em nosso estado, salientando que a minha fala foi proferida no calor da emoção, após injusta provocação do deputado Jorge Everton”, finaliza.
Foto: Divulgação