Manaus amanheceu nesta quinta-feira, 12, coberta por fumaça mais uma vez. De acordo com o site Air Quality, a capital amazonense atingiu o nível 581 US AQI, sendo a cidade mais poluída do Brasil. Pela catalogação do IQAir, o nível é “hazardous”, ou seja, perigoso. O AQI é o índice de qualidade do ar estadunidense baseado em cinco níveis de poluentes regulamentados pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA, em conformidade com a lei do Ar Puro (Clean Air Act).
Cidades que atingem esse nível de falta de qualidade de ar são caracterizadas por pessoas que podem ter problemas graves de saúde, incluindo respiratórios, relacionados a poluição atmosférica. Por isso, é indicado que os manauaras usem máscaras, mantenham janelas e portas fechadas, evitem exercícios ao ar livre e tenham um umidificador ou disponham de baldes de água ou toalhas úmidas para evitar os efeitos danosos da fumaça.
Ainda conforme os dados do IQAir, nessa quarta-feira, 11, o índice da qualidade do ar era de 251 e deu um salto para os 581. No ranking brasileiro, três cidades do norte do país dominam, Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) estão logo abaixo de Manaus. Contudo, o nível somado das duas cidades não chega nem perto do registrado na capital amazonense.
No último dia 5 de outubro, o Portal O Poder fez uma matéria em que Manaus registrava 169 US AQI, ou seja, um nível insalubre. Em comparação com esse índice, a capital está 3,5 pior nesta quinta-feira.
A fumaça que encobre a capital é proveniente de incêndios registrados na Região Metropolitana. Por exemplo, Autazes (a 111 quilômetros de Manaus) registrou 108 focos de calor somente nessa quarta-feira, 11. Segundo o Governo, o Amazonas registrou 2.121 incêndios no período de 12 de julho até 10 de outubro.
Veja dados atualizações a seguir:
Priscila Rosas, para o Portal O Poder
Foto: Divulgação