abril 14, 2024 06:59

Pesquisas de Durango feitas por telefone nunca foram questionadas pelo RealTime1

spot_img

O empresário Durango Duarte afirmou que fez mais de 1 mil entrevistas por telefone no período de 24h. A informação foi dada em dezembro de 2023, durante uma live. Ele lidera a empresa Perspectiva Mercado e Opinião.

Mas, a informação é, no mínimo, “estranha’, uma vez que contando todos os fatores de final de ano junto com as dificuldades de linha telefônica e redes de internet, além do  quesito confiabilidade, poucas pessoas respondem a questionários por telefone por medo de golpes. Você responde a perguntas por telefone?

A pesquisa foi realizada logo depois do anúncio do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), na sexta-feira, 29 de dezembro, à noite, que não iria disputar a Prefeitura de Manaus. Coincidência ou não, a Perspectiva Mercado e Opinião divulgou que David Almeida (Avante) estava à frente da disputa com 36,3% dos votos, seguido por Roberto Cidade (13,8%) e Capitão Alberto Neto (13%). Ou seja, em menos de 24 horas, a Perspectiva realizou mil ligações, analisou e divulgou dados.

À época, o estudo não levou em consideração uma possível candidatura de Mandel. Hoje, dois meses depois, o deputado federal confirmou que é pré-candidato à Prefeitura.

Pesquisa interior

A coleta de dados por telefone também acontece no interior. Infelizmente, é fato conhecido que vários municípios do Amazonas não possuem uma cobertura móvel eficaz e, por isso, uma pesquisa feita desse modo levaria muito mais tempo.

No auge do período eleitoral de 2022, em uma live (trecho abaixo), Durango admitiu dificuldades de realizar pesquisas no interior, alegando o alto custo para mandar equipes. Mesmo com a dificuldade de cobertura das operadoras e com as reclamações, o empresário continua divulgando pesquisas feitas por telefone.

 

Um exemplo das pesquisas feitas por telefone para as prefeituras do interior foi o estudo realizado em Parintins, um dos maiores colégios eleitorais do estado. Veja:

Essas “movimentações estranhas” e as realizações de pesquisas eleitorais no mínimo curiosas, com coleta de dados por telefone, deveriam ser investigadas pelo Ministério Público Eleitoral do Amazonas (MPE-AM) e pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep).

Análise RealTime1

O site de notícias RealTime1 tem produzido material criticando as pesquisas divulgadas no Amazonas.

Entretanto, no caso dos estudos divulgados pela Perspectiva Mercado e Opinião, o RealTime1 manteve-se em silêncio e não fez nenhuma análise sobre as pesquisas feitas por telefone, além disso, o site omitiu em matérias recentes o técnico analista que questiona todos os estudos publicados até então.

Além do técnico que não se identifica, as análises do RealTime1 são produzidas sem embasamento científico e sem aval dos órgãos reguladores responsáveis.

Coincidentemente, as análises técnicas das pesquisas começaram após o “silêncio” de Durango Duarte, que não publica nada desde 31 de dezembro. Antes, o site não atuava dessa forma.

 

Da Redação Portal O Poder

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Marcelo Ramos realiza evento com militância do PT

Pregando o diálogo, primeiro com os membros do Partido dos Trabalhadores e consequentemente com os partidos da federação que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!