dezembro 1, 2024 17:45

Hugo Motta a um passo da presidência na Câmara dos Deputados

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) tem traçado uma estratégia inteligente para alcançar a presidência da Câmara dos Deputados. Apoiado pelo atual presidente Arthur Lira (PP-AL), o parlamentar é conhecido por ser uma figura conciliadora, pacificadora e  com bons relacionamentos tanto no setor público quanto no setor privado, sendo considerado próximo dos setores de agronegócio, financeiro e imobiliário. Ele diz que sua candidatura representa uma agenda propositiva e com diálogo com os demais Poderes. 

O político apresenta-se com um discurso de que buscará consenso “da extrema direita à extrema esquerda” e que combaterá a radicalização. Hugo Motta tem uma relação de proximidade com os líderes do PL, Altineu Côrtes (PL-RJ), e o líder do PT, Odair Cunha (PT-MG). 

Em 2010, ele foi o deputado federal mais jovem a ser eleito no Brasil, com apenas 21 anos, a idade mínima permitida. Agora com 35, ele poderá repetir o feito, caso seja eleito, o deputado será o mais jovem presidente da história da Câmara dos Deputados. 

Apoios fortalecem Hugo Motta

Nesta quinta-feira, 31, o União Brasil desistiu de lançar candidatura própria para a Câmara dos Deputados e resolveu apoiar Hugo Motta. Além desta sigla, os partidos PT, PL, MDB, Podemos, PP, PV e PCdoB também oficializaram o apoio. A tendência é que mais partidos amplie o arco de alianças a Hugo Motta.  

Juntas, as bancadas partidárias que apoiam Hugo Motta somam 323 deputados federais. Se o resultado for exitoso, comprova uma vitória na articulação de Arthur Lira. 

E como fica a Zona Franca de Manaus?

O Portal O Poder procurou o líder da bancada amazonense, senador Omar Aziz (PSD-AM) para saber como serão as tratativas. Atualmente, o texto da Reforma Tributária está no Senado e deve sofrer alterações. De lá, ele volta para a Câmara dos Deputados. A probabilidade é que isso aconteça no ano que vem, sob nova gestão parlamentar.

A discussão sobre as garantias de competitividade, a excepcionalidade e a segurança jurídica da Zona Franca de Manaus (ZFM) continuam e a bancada tem se movimentado para garantir os direitos constitucionais do modelo econômico. Numa ótica geral, Omar disse que o debate continuará e não pode ser apressado, uma vez que eles estão fazendo uma reforma que deve ser implantada gradativamente a partir de 2026 e deve durar “para toda uma vida”.   

“Nós não vamos para uma votação sem antes negociar. E não é só no Senado. É negociar no Senado e manter na Câmara. Tenho conversado muito com o presidente Arthur Lira sobre essa questão e vamos conversar com o futuro presidente”, garantiu Omar.  

Regras da eleição na Câmara dos Deputados

As regras da Câmara estabelecem que, para ser eleito em 1º turno, um candidato precisa ter maioria absoluta dos votos (metade mais um), desde que 257 deputados tenham votado. Se isso não ocorrer, haverá um 2º turno entre os dois mais votados, e o eleito será o que reunir mais votos.

O mandato à frente da Casa é de dois anos, e o eleito comandará os trabalhos da Câmara entre 2025 e 2026.

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Reprodução/Redes sociais

 

Últimas Notícias

PA: Queimadas em Santarém vira problema regional

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou o envio de oito caminhões de combate a incêndios para Santarém na...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!