O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) suspendeu duas licitações para contratar empresas especializadas em supervisão de dragagem na região do Rio Solimões. Os avisos foram publicados na edição do Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, 5.
A primeira suspensão refere-se à Concorrência nº 90434/2024 publicada em 27 de novembro de 2024. O objeto da licitação era a contratação de uma empresa especializada para realizar o levantamento hidrográfico, supervisionar a execução do plano de dragagem e do plano de sinalização náutica, além do monitoramento ambiental do Rio Solimões (HN-132), no trecho entre Tabatinga e Benjamin Constant, no interior do estado.
Já a segunda suspensão trata da Concorrência nº 90465/2024, publicada em 18 de dezembro de 2024. Neste caso, o certame previa a contratação de uma empresa para realizar os mesmos serviços no trecho entre as municípios de Coari e Codajás.
Nos documentos, não estão especificados os motivos para suspensões e não há informações sobre a retomada das licitações. A ausência de contratação a médio e longo prazo pode atrasar o andamento de obras destinadas à melhorias do tráfego nestes municípios, que sofrem com logísitica e isolamento no período da estiagem.
Thaise Rocha, para o Portal O Poder
Foto: Divulgação