fevereiro 22, 2026 17:21

Decreto de situação de emergência na Transamazônica é emitido após denúncia na Aleam

Foi publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 9, a portaria nº 2.338, que declara situação de emergência na rodovia BR-230, do quilômetro 293,9 ao 603,3, em razão da interrupção total da estrada. A decisão se deu após o trecho ficar submerso por conta do transbordamento do Rio Madeira.

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Orlando Fanaia Machado, no uso das suas atribuições nos estados do Amazonas e Roraima, assinou a portaria. A subida do rio tem causado transtornos para quem trafega na rodovia. O decreto serve como alerta para os condutores e para facilitar possíveis ações na contenção de danos.

Presidente da Aleam denunciou a situação da BR-230

No dia 1 de abril, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), denunciou que a BR-230 estava debaixo d’água e afirmou que apresentaria um requerimento ao Dnit.

O presidente questionou quais as ações efetivas que o órgão estaria tomando e se havia um planejamento para enfrentar essa situação. Cidade afirmou que se reuniria com o superintendente para debater iniciativas que possam melhorar as vias, os portos, a BR-230 e a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.

 

Da Redação

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!