abril 25, 2025 23:28

Wilson Lima inaugurou nova ligação viária que melhora mobilidade e reduz tempo de deslocamento em Manaus

A nova ligação entre as avenidas Silves e Maués deve reduzir em até 40% o tempo de deslocamento na região e reforçar a integração logística entre o Distrito Industrial e o Centro de Manaus. Antes da obra, o trajeto até a avenida Silves levava, em média, 15 minutos. Com a liberação da nova via, o tempo caiu para aproximadamente 8 minutos.  A nova ligação foi inaugurada nesta sexta-feira, 25,  pelo governador Wilson Lima, que enfatizou a obra como parte de uma intervenção maior que deve transformar o cotidiano da população.

“Hoje nós estamos fazendo a entrega de uma obra de infraestrutura que faz parte dessas ações de intervenções que estamos fazendo na cidade de Manaus. Esse é um feito histórico, que traz dignidade e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou.

A intervenção contribui diretamente para a competitividade do setor industrial, desafogando corredores estratégicos, como as avenidas Rodrigo Otávio e André Araújo, tradicionalmente sobrecarregadas pelo intenso fluxo de veículos de carga e transporte coletivo.

Com extensão de 1 quilômetro, o trecho faz parte das obras complementares do antigo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim II), de 2014, que não foram concluídas em gestões anteriores. A partir de 2019, o Governo do Amazonas retomou e finalizou o projeto por meio do Prosamin+, entregando a infraestrutura à população.

A obra integra o projeto Rapidão, que prevê a modernização e ampliação de importantes corredores de Manaus, conectando pontos estratégicos como o Porto da Cidade, a Manaus Moderna e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Ao todo, mais de 40 quilômetros de vias estão contempladas no pacote de intervenções.

Acesso aos serviços públicos

Além de melhorar a mobilidade urbana, a intervenção viária amplia o acesso a serviços públicos, como coleta de lixo, atendimento de urgência e policiamento, contribuindo para a segurança e a qualidade de vida dos moradores da região.

“A qualidade de vida se transforma não só pelo saneamento que foi feito aqui, drenagem, água, esgoto, mas também pela possibilidade do acesso aos serviços públicos, como a coleta de lixo, como a chegada da ambulância, como a ronda da polícia e os serviços públicos chegando próximos da população que mostrem o governo está presente”, enfatizou o secretário da Sedurb, Marcellus Câmpelo.

Durante a execução do projeto, aproximadamente 1.300 famílias foram reassentadas de áreas de risco e receberam alternativas habitacionais, incluindo indenizações, bônus e auxílio-moradia. Com investimento de cerca de R$ 113 milhões — recursos majoritariamente estaduais e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) —, o projeto incluiu a pavimentação de uma via dupla com três faixas em ambos os sentidos, implantação de sistemas de drenagem urbana, rede de esgoto, calçadas, acessibilidade, paisagismo e pontos de ônibus.

Outro destaque da intervenção é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Raiz), em área cedida pelo Estado. A unidade, sob responsabilidade da concessionária Águas de Manaus, deverá atender cerca de 220 mil moradores e será conectada à rede em expansão nas zonas sul e leste da capital.

“Cumprir missão” 

Durante a inauguração da obra, Wilson Lima em seu discurso, nesta sexta-feira, 25, deu sinais que pretende cumprir o seu mandato ao falar da missão que ele pretende concluir.

O anuncio gerou uma grande repercussão nos bastidores políticos nesta sexta-feira, dando a entender que o governador vai completar o seu mandato e possivelmente não deve disputar a eleição do próximo ano.

Da Redação, com informações da Secom

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Possível união de partidos deverá abrigar desafetos

O anúncio da federação entre União Brasil e Progressistas deixou observadores da cena política local curiosos sobre os reflexos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!