fevereiro 22, 2026 10:06

Obras paralisadas em Jutaí viram alvo de fiscalização do MPF

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou dois procedimentos administrativos para acompanhar a retomada de obras inacabadas vinculadas ao Programa Proinfância em Jutaí, no Amazonas. As iniciativas estão relacionadas ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica e Profissionalizante, instituído pela Lei nº 14.719/2023.

As obras em questão dizem respeito à construção de quadras escolares cobertas com vestiários nas escolas Santa Tereza (obra ID 1007193) e Presidente Tancredo Neves (obra ID 1007194), ambas iniciadas por meio do convênio PAC2 nº 9695/2014, mas paralisadas ao longo dos anos.

Segundo o MPF, a retomada dessas obras é fundamental para garantir o direito à educação de qualidade, especialmente em áreas remotas como o município de Jutaí, situado na região do Alto Solimões.

Os procedimentos foram instaurados por meio das Portarias nº 8 e nº 9, de 24 de abril de 2025, assinadas pelo procurador da República Guilherme Diego Rodrigues Leal, da Procuradoria da República no Município de Tabatinga (PRM/TBT). Cada portaria estabelece o prazo de um ano para conclusão do acompanhamento, com base na Resolução nº 174/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Além disso, o MPF determinou o cumprimento de diligências específicas e a vinculação dos procedimentos à 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, reforçando o monitoramento da execução das obras com foco na transparência e na efetividade das políticas públicas.

Veja as portarias na íntegra: 

Screenshot
Screenshot

 

 

Da Redação 

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!