O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou, por meio da Portaria nº 60/2025, a contratação de brigadas federais temporárias para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais no Amazonas. A medida, publicada no Diário Oficial da União(DOU), abrange municípios de Humaitá, Lábrea, Barreirinha, Nova Olinda do Norte, Apuí e Autazes.
Ao todo, o estado contará com três brigadas federais convencionais, além de uma brigada com estrutura reforçada composta por 24 brigadistas. A estrutura prevista também inclui 14 brigadistas especializados em queima prescrita, um chefe de esquadrão para coordenar esse tipo específico de operação, dois agentes federais de informação, que atuarão em Humaitá e Manaus, e três supervisores estaduais de brigadas, que darão apoio direto às Coordenações Estaduais do Prevfogo. Essas equipes serão responsáveis por atuar em áreas estratégicas e de alto risco, contribuindo tanto para ações preventivas quanto para o combate direto aos focos de incêndio no estado.
A iniciativa deve ser um preparo para o segundo semestre deste ano. Em 2024, o Amazonas enfrentou o pior período de queimadas em décadas, com semanas de céu encoberto por fumaça densa e um colapso da qualidade do ar, colocando o estado entre os locais mais insalubres do mundo. Em alguns municípios, os níveis de poluentes superaram os padrões internacionais de segurança por vários dias consecutivos.
A contratação dos brigadistas será de responsabilidade direta do Prevfogo, que cuidará da seleção, administração e gerenciamento das equipes.
Da Redação
Foto: Divulgação