fevereiro 22, 2026 02:23

Após queimadas históricas em 2024, Ibama se antecipa e reforça brigadas no Amazonas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou, por meio da Portaria nº 60/2025, a contratação de brigadas federais temporárias para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais no Amazonas. A medida, publicada no Diário Oficial da União(DOU), abrange municípios de Humaitá, Lábrea, Barreirinha, Nova Olinda do Norte, Apuí e Autazes.

Ao todo, o estado contará com três brigadas federais convencionais, além de uma brigada com estrutura reforçada composta por 24 brigadistas. A estrutura prevista também inclui 14 brigadistas especializados em queima prescrita, um chefe de esquadrão para coordenar esse tipo específico de operação, dois agentes federais de informação, que atuarão em Humaitá e Manaus, e três supervisores estaduais de brigadas, que darão apoio direto às Coordenações Estaduais do Prevfogo. Essas equipes serão responsáveis por atuar em áreas estratégicas e de alto risco, contribuindo tanto para ações preventivas quanto para o combate direto aos focos de incêndio no estado.

A iniciativa deve ser um preparo para o segundo semestre deste ano. Em 2024, o Amazonas enfrentou o pior período de queimadas em décadas, com semanas de céu encoberto por fumaça densa e um colapso da qualidade do ar, colocando o estado entre os locais mais insalubres do mundo. Em alguns municípios, os níveis de poluentes superaram os padrões internacionais de segurança por vários dias consecutivos.

A contratação dos brigadistas será de responsabilidade direta do Prevfogo, que cuidará da seleção, administração e gerenciamento das equipes.

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!