setembro 8, 2025 15:08

Lula cumpre agenda em Manaus nesta terça-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumprirá agenda em Manaus nesta terça-feira, 09. Pela manhã, às 10h, o presidente participará da cerimônia de inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), localizado na avenida Jacira Reis, na Zona Oeste de Manaus. O Centro promoverá a colaboração entre os nove países amazônicos e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal no enfrentamento de crimes ambientais, tráfico de entorpecentes, armas e pessoas.

À tarde, às 15h, no píer da Estação Naval do Rio Negro, na Zona Sul, Lula visita um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da Amazônia, dando início às obras de interligação das infovias do Programa Norte Conectado. Na ocasião, o presidente também entrega a obra do cabo subfluvial da Infovia 04, que conecta Boa Vista (RR) ao Amazonas.

CCPI Amazônia é espaço de atuação conjunta na segurança 

Além de Lula, a inauguração oficial do CCPI Amazônia também deve contar com a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues.

O CCPI já iniciou as atividades de forma improvisada em junho. Dos seis andares do prédio, dois funcionam, mas apenas com investigadores brasileiros. Policiais de outros países começaram a chegar neste mês.

Segundo a CNN Brasil, o governo pretende usar a inauguração como um recado de combate ao crime organizado. Na semana passada, o governo federal, por meio de Lewandowski e Fernando Haddad (Fazenda), detalharam a megaoperação contra o PCC (Primeiro Comando da Capital) e um esquema bilionário de lavagem de dinheiro envolvendo postos de combustíveis e fintechs. O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência), Sidônio Palmeira, monitorou a coletiva.

Autoridades com conhecimento sobre o caso veem preocupação com o crime organizado cada vez mais presente na Amazônia e na fronteira do país.

O novo centro servirá como um espaço de articulação conjunta entre forças de segurança pública do Brasil e de países vizinhos.

No local também haverá desenvolvimento de ações integradas no combate a crimes ambientais, ou seja, planejamento de operações contra grilagem de terra, garimpo ilegais e investigações contra facções criminosas que tentam se instalar na região, além de tráfico de drogas e contrabando.

O CCPI também terá representantes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A estrutura do centro inclui serviço de inteligência, divisões de operações e logística, sala de videomonitoramento, gabinete de crise e sala de imprensa.

O CCPI faz parte do “Plano Amas: Amazônia: Segurança e Soberania”, em parceria do MJ e do Ministério do Meio Ambiente com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Participação Social).

Em agosto, primeira-dama também esteve em Manaus

A primeira-dama, Rosângela Janja Lula da Silva, esteve em Manaus nos dias 19 e 20 de agosto do Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia, realizado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como parte do Conselhão. 

 

Da Redação 

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!