outubro 7, 2025 14:37

Coari e Suframa fecham parceria para estímulo de PD&I e construção de parque tecnológico

Nesta quinta-feira, 25, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou a 13ª Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento em Coari (a 370 quilômetros de Manaus). Gratuito, o evento conta com o apoio da Prefeitura do município.

O projeto foi iniciado em junho de 2023 e Coari é o sexto município que o recebe. O objetivo é a integração, o desenvolvimento regional e a melhoria do ambiente de negócios dentro da área de atuação da Suframa, que abrange os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Amapá.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o prefeito Adail Pinheiro assinaram um protocolo de intenções que prevê ações conjuntas voltadas para o  fomento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e a futura implantação de um parque tecnológico na cidade.

Programação

A programação foi realizada no auditório Silvério Nery, localizado na Avenida do Futuro, que liga o Portal da Cidade ao aeroporto Danilson Aires, no Bairro União. O evento foi aberto pelo superintendente Bosco Saraiva, acompanhado de  superintendentes-adjuntos e o prefeito de Coari, Adail Pinheiro.

“É a primeira vez que a Suframa vem a Coari de forma institucional. Assinamos hoje um termo de cooperação com a prefeitura para que ações práticas sejam desenvolvidas a partir desta data. Precisamos da participação de todos para fortalecer o papel de Coari no desenvolvimento regional”, afirmou Bosco Saraiva.

 O prefeito de Coari, Adail Pinheiro, ressaltou o caráter estratégico do município. “Este é um dia histórico para Coari. Estamos transformando sonhos em realidade e colocando em prática um planejamento que pode tornar nossa cidade um polo estratégico para o desenvolvimento do Amazonas. Temos petróleo, gás e outras riquezas que podem ser revertidas em benefício para a população, com apoio da Suframa e de parceiros institucionais”, declarou.

Representando a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o coordenador de Incentivos Fiscais, Jorge Valente, reforçou a relevância de ampliar o acesso a políticas de incentivo. “Nosso objetivo é trazer mecanismos que reduzam desigualdades regionais e aumentem as oportunidades para empresas e trabalhadores da Amazônia”, disse.

O deputado federal Adail Filho destacou a importância da cooperação entre instituições para fortalecer o desenvolvimento econômico local. “Coari já é uma cidade com mais de 100 mil habitantes e precisa de parcerias para avançar. A presença da Suframa e a atração de novos investimentos privados são fundamentais para gerar emprego, renda e garantir que os benefícios da Zona Franca de Manaus também cheguem ao interior do estado”, afirmou.

A programação contou ainda com palestrantes que abordaram temáticas como os incentivos fiscais da autarquia, formas de acesso ao FNO, elaboração de projetos com matérias primas regionais, entre outros. 

O que é a jornada?

A jornada faz parte do Plano de Integração Regional e de Interiorização do Desenvolvimento (PIRD), cuja missão é atuar de forma conjunta com instituições parceiras como o Banco da Amazônia (Basa) e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), além dos órgãos e entidades representativas das próprias localidades onde a atividade é realizada.

Os outros municípios que receberam a jornada foram pela ordem: Iranduba (setembro de 2023), Itacoatiara (março de 2024), Presidente Figueiredo (março de 2025), Anori (maio de 2025) e Urucará (agosto de 2025).

Coari destaca-se pelo petróleo, gás e agricultura

A economia do município de Coari se destaca pelo setor agropecuário e, principalmente, de petróleo e gás natural. A produção média diária de petróleo chega a 60 mil barris e aproximadamente 21,9 milhões ao longo do ano, conforme informações da própria prefeitura.

Em relação ao gás natural, a província de Urucu (situada em Coari) registrou uma média diária de 9,5 milhões de metros cúbicos de gás natural, alcançando cerca de 3,47 bilhões de metros cúbicos no mesmo período. Números que correspondem a cerca de 5,6% da produção nacional, sendo fundamentais para o abastecimento energético das regiões Norte e Nordeste do País.

Já no campo da agricultura, a força produtiva diversificada concentra-se em produtos como açaí, com produção anual de 350 mil sacas; a castanha-do-brasil, com 16.600 hectolitros; e o cacau, que tem ganhado destaque nos últimos anos, com uma produção de 145,5 toneladas anuais. Entre os outros produtos que merecem referência no município estão a mandioca, a malva e as hortaliças.

Além disso, Coari tem investimentos em infraestrutura que estão em andamento, como a construção de um novo aeroporto, de um porto de grande calado, do anel viário que integrará a malha logística terrestre, fluvial e aérea, além de projetos de modernização urbana e turística. Essas iniciativas estão diretamente ligadas ao planejamento de um futuro parque industrial no município.

 

 

Da Redação

Foto: Divulgação/Suframa

Últimas Notícias

TJAM passará por inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça

A Corregedoria Nacional de Justiça vai realizar a inspeção anual no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM)...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!