Uma comitiva formada pela bancada federal do Amazonas e alguns prefeitos de municípios do interior esteve reunida no Ministério do Desenvolvimento Regional nesta terça-feira, 3, para solicitar socorro humanitário emergencial à população afetada pela estiagem e queimadas no estado. Eles foram recebidos pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, e sua equipe para discutir as medidas necessárias.
A bancada requisitou cestas básicas, água potável, madeira, combustível e medicamentos. Por meio de ofício, a Associação Amazonense de Municípios (AAM) pediu o investimento de R$ 50 milhões para ajudar as cidades afetadas. O dinheiro serviria para os atendimentos mais emergenciais.
A reunião foi compartilhada, através das redes sociais, por alguns membros da bancada amazonense.
“Nossas comunidades ribeirinhas estão passando por momentos difíceis, e não podemos ignorar o sofrimento delas”, escreveu o deputado federal Saullo Vianna. “Estamos firmes e compromissados em busca de soluções para os mais necessitados neste momento delicado para o Amazonas”, publicou Silas Câmara.
Além da ajuda humanitária, o aumento de preços por causa da estiagem também foi abordado.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Reprodução