Roraima – Por unanimidade, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) autorizou, na tarde desta terça-feira, 17, o governador cassado Antonio Denarium a contrair um empréstimo de R$ 805,7 milhões. O PL, de autoria do Executivo, foi enviado à Casa Legislativa na semana passada e votado em regime de urgência a pedido do governador.
Segundo o PL, o montante será investido especificamente nos segmentos de Infraestrutura, Segurança, Saúde e Gestão e Economia, incluindo ações para a realização de obras de infraestrutura rodoviária, modernização na distribuição de energia elétrica, aprimoramento da gestão fiscal, aquisição de equipamentos modernos.
“Ressalto que, apesar dos avanços fiscais alcançados pelo Estado nos últimos anos, ainda enfrentamos desafios relacionados à composição das despesas públicas. O aumento das despesas correntes e a restrição das despesas de capital em um cenário de recursos limitados e concorrência orçamentária destacam a necessidade de buscar fontes de recursos alternativas e sustentáveis”, argumenta o governador.
Polêmica
O deputado federal Duda Ramos, do MDB, eleito com forte apoio da base aliada ao governador Antonio Denarium, rompeu com o governador após cassação e declarou guerra contra o ex-aliado nos últimos dias.
Na manhã desta segunda-feira, 16, o deputado publicou um vídeo nas redes sociais com duras críticas ao governador. O enfrentamento tem como pano de fundo um empréstimo de R$ 805 milhões que o governador quer fazer e solicitou autorização da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na semana passada.
“Quase um bilhão de reais. Esse é o valor que o governador cassado de Roraima está pedindo para os deputados estaduais aprovarem, autorizarem, para que ele possa fazer esse empréstimo e endividar o Estado e deixar conta nos próximos 10 anos para eu e você, para a população de Roraima pagar”, inicia Duda.
Justiça
Nesta terça-feira, 17, o deputado Duda Ramos ingressou com uma ação popular na Justiça Federal para barrar o empréstimo quase bilionário. “Precisamos de transparência e responsabilidade com todos”, disse.
Foto: Divulgação