novembro 24, 2024 00:09

Flávio Bolsonaro ataca Zona Franca de Manaus; veja vídeo

O filho 01 do ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), atacou a Zona Franca de Manaus (ZFM) durante a votação da reforma tributária na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal nesta terça-feira, 7. Ele foi um dos senadores que votaram contra a PEC. 

A fala aconteceu após o relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), rejeitar uma emenda de sua autoria que beneficiava o Rio de Janeiro na distribuição dos royalties do petróleo.

“Se essa emenda que mantém o caráter competitivo do Rio de Janeiro e garante a sua própria existência não pode ser aprovada, a gente tem que discutir que não podem estar na PEC dispositivos que dão a Zona Franca de Manaus mais benefícios do que ela possui hoje”, criticou. 

Vale lembrar que Manaus foi a cidade amazonense que mais deu, proporcionalmente, votos ao ex-presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições e, mesmo assim, o filho 01 promoveu um ataque ao modelo econômico além de incitar outros estados contra o Amazonas, por julgar a forma de manter a ZFM ‘injusta’. 

O senador foi contra a criação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para incidir sobre os produtos fabricados na Zona Franca, uma das formas encontradas para manter as vantagens comparativas do modelo. 

Para Flávio Bolsonaro, manter as vantagens da ZFM irá provocar desemprego no país inteiro.

“Traduzindo, Manaus tem que ser o novo Vale do Silício, e o resto do Brasil, uma Argentina, já que as indústrias de todo o país vão para a Zona Franca de Manaus por causa do custo baixo de produção ou serão incentivadas a adquirir matérias-primas no Amazonas. Isso pode causar desemprego no Brasil inteiro, exceto no Amazonas”, ironizou. 

Veja vídeo:

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Últimas Notícias

Governo Federal anuncia leilão para garantir energia em regiões isoladas no AM e PA

O Ministério de Minas e Energia (MME) estabeleceu diretrizes para realização de leilão voltado à aquisição de energia e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!