fevereiro 20, 2026 18:53

MPF e Mercado Livre assinam compromisso de ajustamento de conduta para proibir venda de mercúrio na plataforma

O Ministério Público Federal (MPF) publicou, na manhã desta sexta-feira, 27, um Termo de Ajustamento de Conduta para notificar o Mercado Livre. De acordo com o órgão, a plataforma viabilizou a compra e venda online de mercúrio.

O MPF destacou que o uso de mercúrio é “intrinsecamente relacionado à atividade de garimpo ilegal, atividade responsável pelo lançamento de grandes quantidades de mercúrio nos rios e na atmosfera do ecossistema amazônico, provocando danos ao meio ambiente e à saúde humana”.

Foi apurado também que seis Estados do norte têm concentração de mercúrio em 21,3% acima do permitido. Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira possuem contaminação do mercúrio em 50% dos peixes analisados. Essa alta tem comprovada relação com a expansão dos garimpos ilegais de ouro.

Acordo firmado 

Tanto o MPF quanto o Mercado Livre assumiram o compromisso de buscar um ajuste nos termos. Produtos conhecidos como mercúrio líquido, azougue, azougue líquido, mercurius, iodeto de mercúrio, óxido de mercúrio, mercurius, mercurius solubilis e outras categorias de mercúrio terão os anúncios removidos da plataforma.

Caso haja a tentativa de comercialização do elemento químico, será feita a retirada e a suspensão de conta dos usuários anunciantes. O prazo para a aplicabilidade é de 3 dias, a partir da data de publicação.

 

 

Ludmila Dias, para Portal O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!