A Petrobras anunciou a assinatura de contratos para novas sondas de perfuração e produção terrestre, que suportarão ampliação da produção onshore nos estados da Bahia e Amazonas. “Essas contratações têm como objetivo permitir a retomada dos investimentos nessas regiões com as perfurações de novos poços e a expansão das operações em campos terrestres”, diz o comunicado da estatal.
A expectativa é que sejam gerados 1,2 mil empregos diretos e indiretos em cinco anos. Os contratos no valor de R$1,29 bilhões foram assinados com a empresa EBS.
Em setembro, a empresa formalizou contrato de serviços de perfuração de poços terrestres com profundidade de até 1.650 metros, que atenderá uma campanha de perfurações programadas para o período de 2025 a 2026, representando a retomada das perfurações em campos terrestres da companhia.
Para o projeto de retomada da exploração petrolífera na região amazônica, a estatal já havia assinado um outro contrato de serviço de perfuração de poços, com disponibilização de sonda de perfuração terrestre transportável por helicóptero, com capacidade para perfurar poços de até 4.000 metros. Esses contratos terão vigência de 5 anos e atenderão as campanhas de perfuração e intervenção neste período.
Conforme a Petrobras, as contratações estabelecem como requisito mínimo a realização de conteúdo local de 20%, inicialmente, para a sondas de perfuração terrestre transportável por helicóptero e 50% para as sondas de produção terrestre em parte do escopo. Esse número pode crescer, podendo chegar a 50% e 80% respectivamente considerando o histórico de prestação destes serviços.
Com informações do Segundo a Segundo