O Governo Federal promoveu o 2º Encontro de Monitoramento de Ar na Amazônia e contou com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento foi realizado na manhã da última quarta-feira, 30, e segue até esta quinta-feira, 31, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST), localizado no bairro Parque Dez de Novembro.
O encontro tem por objetivo alertar sobre a temática da qualidade do ar na região e fortalecer a recém-formada Coalizão Respira Amazônia, instituição que promove o desenvolvimento sustentável de oito países amazônicos, sendo esses Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Aborda também o combate ao desmatamento e a criação de alternativas para gerar emprego e renda.
O Instituto implementa novas tecnologias de monitoramento, que são acessíveis em toda a região Amazônica. O evento debateu sobre redução de emissão e combate a incêndios e foi realizado em parceria com o Instituto Ar, o Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e a UEA.
O diretor da EST, Prof. Dr. Jucimar Maia destacou as iniciativas que a universidade tem tomado para a preservação do meio ambiente. “A questão do monitoramento do ar e a questão ambiental são uma prioridade aqui para a gente. A EST sempre foi, e agora mais ainda, protagonista nesta questão, com laboratório de clima ambiente e com o aplicativo Selva”, comentou sobre as contribuições da UEA para o Amazonas.
Com informações da Ascom UEA
Foto: Divulgação