julho 24, 2025 21:07

AC: Presidente do Sinteac chama Gladson Cameli de ingrato com a Educação e faz cobranças 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, criticou o governador Gladson Cameli, acusando-o de ser “ingrato com a Educação” e de ter virado as costas para os profissionais, que foram essenciais para elegê-lo.

A Sinteac emitiu nota pública de repúdio à política de desvalorização da categoria e denunciou o que classifica como “desprezo institucional”. Um dos pontos mais contestados é o não cumprimento da promessa feita por Cameli de devolver os 10% retirados da tabela de referência salarial dos servidores da Educação em 2022.

“Ao reduzir a nossa referência salarial, o governador destruiu a carreira dos profissionais da Educação. Disse que devolveria esse valor em janeiro do ano seguinte. Já se passaram três anos e nada foi feito”, afirmou Nascimento.

O sindicato lembra ainda que a promessa mais recente previa a reposição em maio de 2025, caso o Estado estivesse dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No entanto, conforme relatório publicado em 30 de maio, o limite de gastos com pessoal aumentou, frustrando mais uma vez a categoria.

O sindicato também critica a falta de isonomia no tratamento dado às diferentes categorias do funcionalismo público. Enquanto outros setores têm conseguido reajustes salariais e antecipações de pagamento, os servidores da Educação enfrentam, segundo o Sinteac, “salários defasados, cortes e condições de trabalho degradantes”.

 

Com informações de Notícias da Hora

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina que ex-candidata à Prefeitura de Boca do Acre devolva R$ 33,3 mil ao Tesouro Nacional

A candidata à Prefeitura de Boca do Acre (a 1.561 quilômetros de Manaus) nas Eleições  Municipais de 2024, Luciana...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!