julho 24, 2025 22:14

Folha de São Paulo repercute eleição do PT Amazonas e cita vitória com margem ‘norte-coreana’ em eleição interna

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Folha de São Paulo veiculou uma matéria que compara a eleição interna do PT do Amazonas com resultados típicos de regimes totalitários como a Coreia do Norte. Sinésio Campos foi reeleito para a presidência do PT estadual com 100% dos votos em cinco cidades e mais de 99% em outras duas, levantando suspeita de fraudes.

As cinco cidades em que teve todos os votos contabilizados para Sinésio são: Guajará, Juruá, Maraã, Piauí e Tapauá. A matéria destaca que esses municípios são pequenos, em que menos de 200 eleitores votaram.

Dos sete candidatos que concorreram ao cargo de presidência do partido, nenhum deles recebeu votos e nem houve votos brancos ou nulos. Em Manicoré, foram 253 votos para ele, com 1 branco e 1 nulo, ou 99,2% do total. De novo, a oposição ficou zerada na cidade. Houve também maiorias expressivas para o presidente reeleito em Santa Isabel do Rio Negro (95%), Envira (93,6%) e Beruri (88,8%).

As margens levantaram suspeitas desde a eleição realizada no dia 6 de julho. O segundo colocado, José Ricardo (PT-AM), conseguiu 1.358 votos. Sinésio ganhou com uma vantagem de mais de 5.800 votos. O resultado foi contestado pelos fiscais de chapa do segundo colocado, e há suspeitas de irregularidades nas urnas.

Desde a eleição, grupos que fazem oposição ao atual presidente do diretório apresentaram recursos com indícios de irregularidades. Em São Gabriel da Cachoeira, a ala opositora Resistência Socialista, além de ter denunciado a concentração de votos em Campos, identificou caligrafias idênticas em assinaturas da lista de presença para diversos eleitores.

Já no município de Alvarães, onde o atual presidente teve 83% dos votos, a denúncia é de ao menos duas pessoas mortas que teriam votado. Os recursos foram negados pelo diretório estadual, controlado pelo próprio Campos.

 

Com informações da Folha de São Paulo

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina que ex-candidata à Prefeitura de Boca do Acre devolva R$ 33,3 mil ao Tesouro Nacional

A candidata à Prefeitura de Boca do Acre (a 1.561 quilômetros de Manaus) nas Eleições  Municipais de 2024, Luciana...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!