outubro 10, 2025 14:58

Lançado em Manaus e SP, livro de Samuel Hanan cobra ação global e dialoga com COP30

A cultura amazônica e a preservação de sua maior riqueza natural ganham destaque com o lançamento do livro ‘Amazônia Brasileira — Preservar para viver, responsabilidade mundial’, do engenheiro, empresário e político amazonense Samuel Hanan.

Proposta

Na obra, Hanan apresenta um diagnóstico contundente da realidade amazônica. Além de defender a preservação da floresta, chama atenção para a vida dos mais de 18 milhões de habitantes da região, que segundo ele, “têm pagado a conta da preservação às custas de um empobrecimento injusto e inaceitável”.

Samuel Hanan compartilha um olhar profundo e crítico sobre a maior floresta tropical do mundo. Com base em pesquisas em fontes oficiais e na experiência adquirida ao longo de sua trajetória pública e acadêmica, o autor analisa a realidade da região, abordando aspectos ambientais, socioeconômicos e políticos.

O leitor encontrará uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas comunidades amazônicas, indígenas, ribeirinhas e caboclas, e pelas cidades que compõem os sete Estados da região.

Além de destacar equívocos na condução da política ambiental, o livro propõe caminhos factíveis para a conservação da floresta e para a melhoria da qualidade de vida de quem nela habita. Samuel Hanan enfatiza a necessidade de uma visão internacional sobre a preservação da Amazônia, defendendo que os países que se beneficiam de seus recursos também contribuam para sua proteção. A obra oferece, assim, um convite à reflexão crítica e à ação consciente, reforçando a relevância global da floresta amazônica.

Amazonia Brasileira_Apresentacao

Relevância nacional e COP 30

A obra teve dois lançamentos, o primeiro em São Paulo (SP) no Espaço Democrático, fundação de estudos e formação política do PSD, reunindo dezenas de convidados, entre eles o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Já em Manaus, o evento aconteceu no Valer Teatro, aproximando o público local da discussão sobre o futuro da região.

O livro chega ao público em um momento decisivo, quando a importância da região é debatida não apenas no Brasil, mas no cenário internacional, com a aproximação da COP30 em Belém, em novembro de 2025.

Histórico

Nascido em Manaus, Samuel Hanan construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento do Amazonas. Engenheiro com especializações em macroeconomia, administração de empresas e finanças, ele também acumulou vasta experiência no setor privado, presidindo empresas de destaque como Companhia Industrial Amazonense, Cesbra, Brascan e Grupo Paranapanema, além de atuar em conselhos de grandes instituições como Eletrobras, Furnas, Firjan e Fiesp.

No setor público, Hanan foi Secretário de Estado da Fazenda e Vice-Governador do Amazonas entre 1999 e 2002, posição que lhe proporcionou um olhar privilegiado sobre os desafios da administração pública e o desenvolvimento regional. Além de ‘Amazônia Brasileira’, Samuel Hanan já publicou outras obras e artigos voltados à análise crítica da realidade socioeconômica do Brasil e do Amazonas, entre eles: ‘Brasil, um país à deriva’ e ‘Amazonas – perda da expressão socioeconômica nos últimos 20 anos’, ambos pela editora Valer.

 

Da Redação, com informações da assessoria
Foto: Divulgação

 

Últimas Notícias

Câmara lançou bomba fiscal no governo Lula com redução de impostos para bets e fintechs

A caminho da reeleição de Lula, a oposição lançou uma bomba fiscal no governo. A Câmara deve abrir um...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!