Uma briga pelas redes sociais entre as vereadoras Amanda Vettorazzo (União Brasil), do Movimento Brasil Livre (MBL), e Zoe Martinez (PL) foi parar no Conselho de Ética na Câmara Municipal de São Paulo.
Após uma troca de ataques em meio a uma discussão sobre a PEC da Blindagem, as parlamentares protocolaram representações uma contra a outra por quebra de decoro.
A briga ocorreu quando Zoe (à direita na foto em destaque) respondeu a uma postagem de Amanda (à esquerda na foto) que fazia críticas ao texto aprovado na Câmara dos Deputados, que prevê que qualquer investigação ou prisão de parlamentares só poderá ocorrer com autorização do Congresso.
“Sinceramente, fico em dúvida se vocês não conhecem a Constituição, não leram (ou não sabem interpretar), ou se preferem ser sensacionalistas e enganar o povo”, escreveu Zoe em resposta a um post de Amanda que dizia que o bolsonarismo “deu imunidade eterna ao Centrão”. “Jamais se esqueçam dessa traição”, afirmou a vereadora do MBL.
Vamos sair da hipótese e partir para fatos:
Uma deputada matou e a Câmara aprovou a prisão (Flor de Lis).
Um deputado gravou um vídeo e a Câmara, chantageada por ministros do STF, votou pela prisão.
Muitos deputados já confessaram que, se o voto fosse fechado, teriam livrado o… https://t.co/CslpcR4alL— Zoe Martínez (@zoemartinez_05) September 17, 2025
Na sequência, as duas vereadoras passaram a trocar postagens sobre o tema. Em uma delas, Zoe escreveu: “Vê se aprende alguma coisa e para de repetir tudo o que ouve, como papagaio do movimento Bumbum Livre. Fica a dica, bandejão da municipalidade”. “Sempre mostrando os peitinhos e de vestidinho curtinho hahaha cada um se vira como pode, né?”, disse a vereadora bolsonarista em outro comentário.
Zoe Martinez, por sua vez, acusa Amanda Vettorazzo de xenofobia, devido à declaração em que a colega a chama de “forasteira”, em referência à nacionalidade de Zoe, que é cubana.
“Enfim, estou em sessão trabalhando. Muito ocupada pra ficar batendo boca com forasteira”, escreveu a vereadora do MBL. Amanda também chamou Zoe de “vereadora do Valdemar”, em uma alusão a Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, partido de Zoe.
Sempre mostrando os peitinhos e de vestidinho curtinho hahaha cada um se vira como pode, né?
— Zoe Martínez (@zoemartinez_05) September 17, 2025
Para Amanda, as declarações “ultrapassaram os limites do debate político e configuraram ataques pessoais”.
“O histórico da vereadora Zoe Martinez em apenas nove meses de mandato, é marcado por discussões e ofensas contra colegas. E o padrão parece ser o de uma pessoa desequilibrada: palavras de baixo calão e ataques com conotação sexual. Já foi assim com a Vereadora Janaína, com a Vereadora Cris Monteiro, e agora contra mim.” afirmou Amanda Vettorazzo por meio de sua assessoria.
“O engraçado é que essa turma adora puxar briga para aparecer. Mas quando não sustenta o debate, apela para o pessoal. Foi o que aconteceu quando a vereadora Amanda Vettorazzo me chamou de ‘cubaninha do Valdemar’ e de ‘forasteira’. Não é de hoje: já circulam vídeos em que ela diz que eu deveria voltar para Cuba”, afirmou Zoe Martinez por meio de nota.
Da Redação, com informações do Metrópoles
Foto: Divulgação