fevereiro 4, 2026 15:34

ELEIÇÃO 2020: Votação terá horário estendido e período com prioridade para maiores de 60 anos

Com as votações para o 1º turno das eleições municipais em todo o país no próximo domingo, 15, é importante que o eleitor esteja atento às orientações já repassadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre como acontecerá o pleito em tempos de pandemia pela Covid-19.

Por meio do Plano de Segurança Sanitária, o TSE deu instruções sobre como as seções eleitorais serão organizadas e a que os cidadãos devem estar atentos, já que o órgão já deu instruções para quem for confirmado com Covid 19 ou sentir sintomas como febre no dia da eleição.

Horário estendido e com prioridade

No local de votação, os eleitores não encontrarão medidores de temperatura. A Justiça Eleitoral apenas disponibilizará álcool em gel para uso antes e depois de manipular a urna eletrônica.

A máscara é obrigatória. Mas também é importante que cada pessoa leve uma caneta esferográfica azul ou preta para assinar o caderno de votação, pois a ferramenta de biometria estará suspensa nesta edição do pleito como medida de segurança contra o coronavírus.

O horário para votar também foi estendido e acontecerá das 7h às 17h. Começando 1 hora mais cedo, até às 10h da manhã haverá prioridade para os maiores de 60 anos, por isso, caso possa, o eleitor que não está nessa faixa etária deve evitar ir ao local já que terá que esperar no fim da fila de prioridade e assim causar aglomeração. E aqueles que puderem fazer uso do horário privilegiado também diminuirão o fluxo nos outros horários do dia.

Para respeitar o protocolo de distanciamento também haverá distribuição de senhas no fim do dia para que todos que compareceram dentro do horário possam efetuar seu voto.

Atenção para o distanciamento

Todos na seção eleitoral deverão respeitar a distância de 1 metro entre si e nas filas de espera esse também é o espaçamento a ser utilizado. Para comprovar a sua identidade, os eleitores terão apenas que levantar um documento com foto em sua mão, para que o mesário veja sem aproximação.

Após isso, o eleitor poderá higienizar as mãos e assinar o caderno de votação com sua própria caneta se possível (não obrigatório). Se o comprovante de votação for necessário para a pessoa, esse o momento de pedi-lo. Depois ele poderá ir a urna e efetuar sua participação no pleito. Após usar a urna também é recomendado a limpeza com álcool em gel.

 

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!