O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um Inquérito Civil para investigar possíveis irregularidades na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/FACISA), localizada em Tabatinga, no Amazonas. A instituição de ensino não teria registro no CAPES e estaria emitindo diplomas falsos para fins de validação de certificados internacionais junto ao Ministério da Educação (MEC). A medida foi assinada pelo procurador da República, Guilherme Diego Rodrigues Leal.
O Inquérito é baseado em uma representação de professores das redes municipal e estadual de Tabatinga, que tiveram seus diplomas de mestrado, obtidos junto à Faculdade Interamericana de Ciências Sociais (FICS), no Paraguai, supostamente revalidados pela FCSA/FACISA, indeferidos por órgãos educacionais por suspeita de adulteração.
A portaria determina ainda que sejam realizadas todas as diligências necessárias para esclarecer os fatos. A investigação visa assegurar que os responsáveis pela emissão de diplomas irregulares sejam identificados e responsabilizados.
Da Redação
Foto: Divulgação