novembro 6, 2025 19:30

Governador Wilson Lima apresenta projetos sustentáveis que mostrará na COP 30

Na quarta-feira, 5, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a delegação e o pacote de ações que levará para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que inicia no dia 10 de novembro em Belém.

O conjunto de projetos que combinam proteção da floresta, desenvolvimento econômico e inclusão social, consolidando o estado como referência em soluções concretas para a crise climática. O governador aproveitou para entregar veículos e equipamentos para fortalecer as ações de combate ao desmatamento, por meio do programa floresta em pé.

“Tenho certeza de que o estado vai estar muito bem representado e o que a gente apresentou aqui é uma prova do quanto a gente tem se antecipado a essa agenda do desenvolvimento sustentável. É claro que aqui há um compromisso muito grande em proteger os nossos recursos naturais, mas sobretudo proteger as nossas populações, porque não faz sentido desenvolver projetos que não possam ser revertidos em forma de benefício para a nossa população. Um projeto só é sustentável se houver desenvolvimento econômico, proteção social e proteção ambiental”, afirmou Lima.

O governo assinou dois dos primeiros contratos de crédito de carbono nos municípios de Apuí, Borba e Manicoré. Também foi destaque o programa de construção e moradias sustentáveis para famílias que vivem em área de risco, o ECOLar.

O Amazonas levará para COP-30 o plano estadual de bioeconomia e transição energética. Esse marco legal estabelece as bases para transformar a matriz energética do Estado. A meta é reduzir em 50% o consumo de diesel nos sistemas isolados em 2030.

Além dos anúncios de novos projetos, o governador Wilson Lima destacou que o Amazonas foi convidado a apresentar cases de sucesso em diferentes painéis da COP-30, em parceria com organismos internacionais e o governo federal.

 

Da Redação

Foto: Antônio Lima/Secom

Últimas Notícias

AC: STJ prorroga cautelares contra Gladson Cameli por mais 180 dias

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, por unanimidade, prorrogou por mais 180 dias as medidas cautelares impostas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!