O governador Antonio Denarium, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 11 de dezembro, autorizou o remanejamento de R$ 30 milhões do Iteraima para a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf).
Esses valores são de origem da alienação de terras públicas de Roraima. Conforme destaca mensagem governamental enviada à Assembleia Legislativa, que aprovou a proposta no dia 1º, os recursos acumulados superam as demandas do Iteraima, enquanto o Estado necessita de investimentos prioritários, como obras de infraestrutura e recuperação de prédios públicos.
A Seinf, que receberá o montante, é comandada pelo vice-governador Edilson Damião (Republicanos), que já se declarou pré-candidato ao Governo em 2026. O anúncio ocorreu em 20 de outubro, durante o lançamento do Programa de Avanço da Infraestrutura, que prevê R$ 1 bilhão de investimento em obras. Denarium também aproveitou a ocasião para revelar sua intenção de se candidatar ao Senado.
Após essa aprovação do projeto de lei, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Francisco Filgueiras, criticou a medida.
Em vídeo publicado no perfil oficial da entidade no Instagram, ele afirma que o valor poderia ser usado para atender demandas internas, como, por exemplo, a reestruturação da carreira dos servidores. De acordo com Filgueiras, o PCCR dos técnicos de carreira da categoria foi protocolado na Casa Civil há muito tempo e ainda não foi analisado.
Em sua manifestação, o presidente do Sintraima pediu que os deputados fiscalizassem o destino dos recursos. Além disso, ele cobrou explicações do governador sobre o uso do dinheiro. Francisco lembrou ainda que o Estado já contratou um empréstimo quase bilionário para ser aplicado em várias áreas, sendo a maior parte para a Infraestrutura.
Com informações de Roraima em Tempo

