novembro 25, 2024 18:27

Para Serafim, a saúde do Amazonas está passando por uma ‘intervenção federal’

Mesmo que o governo negue que haja uma intervenção federal no sistema de saúde do Amazonas, o deputado Serafim Corrêa (PSB) afirma, na sua avaliação, que o Estado está passando, sim, por uma intervenção, no que diz respeito às medidas na saúde contra a pandemia do coronavírus.

“Eu vi claramente a intervenção do governo federal e graças a Deus que houve. O governo federal não conversou com o governo estadual. Eles conversaram com o Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Federal de Medicina e deram a decisão sem falar ao menos com o governo do Estado que soube daquela decisão na mesma hora que nós estávamos sabendo”, disse o deputado durante seu pronunciamento na sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira, 14.

Serafim disse que está assustado com tudo que está acontecendo na saúde do Amazonas. Ele criticou que os hospitais públicos são administrados pela iniciativa privada. “Não dá como negar que essas OS (Organizações Sociais) não dão certo. O Delphina Aziz foi entregue a uma OS que faz três cirurgias por dia com uma estrutura daquela e aí mantém aquela enormidade de leitos. Isso é um absurdo”, alfinetou.

“No Diário Oficial do dia 2 de abril ficou qualificada a Organização Social Instituto Brasileiro de Políticas Públicas sem fins lucrativos com sede no Maranhão para firmar contrato de gestão setorial junto ao Estado do Amazonas para administrar o 28 de Agosto. O que já está ruim pode ficar pior. Esse caminho, esse modelo (OS) não é o melhor isso não deu certo em lugar nenhum e aqui também não deu certo”, denunciou.

Susam nega

Na avaliação da nova titular da secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), Simone Papaiz, durante a live para balanço dos casos da Covid-19 no Estado, na segunda-feira, 13,  não aconteceu intervenção federal na saúde do Amazonas.

“O anúncio do Ministério da Saúde de apoio ao Amazonas foi uma resposta às nossas solicitações. O que está havendo é uma parceria entre os governos federal e estadual e não intervenção”, rebateu.

De acordo com Simone Papaiz, o Ministério da Saúde enviou respiradores para o Amazonas e também vai reforçar o quadro de médicos intensivistas, além de ajudar na construção de hospital de campanha para a saúde indígena.

Além disso, acrescentou, há uma outra verba enviada pelo governo federal que permitirá a ampliação do hospital de referência para tratamento da Covid-19, o Delphina Aziz, na Zona Norte da capital.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Assessoria de imprensa

Últimas Notícias

RR: Neto Loureiro tem prazo para apresentar relatório sobre o sétimo pedido de impeachment contra Denarium

Na tarde desta segunda-feira, 25, a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) definiu o prazo de cinco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!