Mesmo com o decreto governamental proibindo festas de réveillon e aglomerações neste fim de ano no Estado para frear o aumento das contaminações pelo novo coronavírus, o prefeito do município de Rio Preto da Eva (distante a 84 quilômetros de Manaus), Anderson Souza (PP), autorizou a festa de fim de ano na cidade e a Marcha para Jesus.
A decisão está amparada no decreto municipal nº 097, de 24 de dezembro, que ele assinou após reunião com grupo de especialistas em gestão da Covid-19 no município. O decreto flexibiliza atividades econômicas e ainda permite a realização de eventos na cidade.
“Os eventos Marcha Para Jesus programado para o dia 30 de dezembro e o Réveillon programado para o dia 31 de dezembro, ambos seguem confirmados, contudo com alterações em suas programações e com um rígido controle por parte do grupo gestor do Covid-19”, informa o decreto.
A decisão vai contra ao publicado pelo governo do Estado que sofreu recentemente mudanças sem o fechamento do comércio, permitido o funcionamento de não só lojas de comércio, escolas e consultórios médicos como também salões de beleza, casas de shows e balneários. Os setores foram divididos em quatro grupos considerados essenciais.
Para a realização dos eventos e o funcionamento das atividades, o documento ainda recomenda o cumprimento das regras sanitárias contra o vírus.
O documento ainda avalia como resultados positivos o registro total de 24 óbitos por covid-19, 2.076 casos confirmados, 2.011 casos em recuperação, 39 em isolamento domiciliar e dois internados. Os dados são da edição Nº 287 da Vigilância em Saúde do município.
Conforme os dados mais recentes do boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rio Preto da Eva possui o registro de 2.078 casos confirmados e 24 mortes pelo vírus.
A reportagem buscou entrar em contato com o prefeito, mas não obteve sucesso.
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Reprodução/Secom