Em entrevista nesta segunda-feira, 4, a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, afirmou que o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) com outros vírus que circulam no período sazonal (período de forte chuvas no Amazonas), podem ser confundidos.
De acordo com Rosemary, o diagnóstico das síndromes respiratórias é parecido, o que leva o paciente imaginar que esteja infectado pelo novo coronavírus, quando é outro vírus.
“Estamos identificando a circulação de Rinovírus, que juntamente com os sintomas respiratórios de Covid, algumas pessoas têm rinovírus o que pode levar a um diagnóstico da Covid, mas, é outro vírus”, ressaltou.
A diretora-presidente da FVS disse que foi registrado, ainda, o aumento de infecções por vírus sincicial respiratório (vírus responsável pela maioria dos casos de infecções do trato respiratório inferior em bebês).
“É preciso alertar aos pais, pois, temos registrado ao aumento desse vírus em crianças menores de cinco anos, principalmente em crianças menores de um ano”, disse Rosemary.
A gestora ressaltou que é importante prestar bastante atenção nos sintomas das crianças, para que recebam o atendimento apropriado.
A diretora-presidente da FVS disse, ainda, que nos próximos meses inicia a circulação do H1N1.
Da Redação O Poder
Com informações da Secom
Foto: Divulgação