janeiro 19, 2025 18:00

AMAZONAS: Sem previsão para o início da vacinação, Pazuello sugere ‘atendimento precoce’ nas UBS’s

Sem um prazo concreto para o início da vacinação contra a Covid-19 no país e, no Amazonas, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reforçou na manhã desta segunda-feira, 11, durante evento que apresentaria o “Plano Estratégico de Enfrentamento da Covid-19 no Amazonas”, que as pessoas devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para fazer um “tratamento precoce”.

A expectativa do governo federal é que até o dia 20 de janeiro seja enviado aos Estados a primeira remessa de vacinas contra a Covid-19, enquanto isso, o ministro resolveu sugerir que a população procure uma Unidade Básica de Saúde para fazer uma espécie de triagem.

Responsável pela saúde básica e atendendo aos pedidos do Ministério da Saúde, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), informou que a prefeitura colocou 24 UBS’s exclusivas para Covid, com o objetivo de não juntar pacientes acometidos com o vírus comos de outras comorbidades.

“Precisamos fazer o tratamento de forma precoce, e nos primeiros sintomas, o paciente não deve deixar de procurar uma Unidade Básica de Saúde”, reforçou o prefeito.

Já o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), disse que os medicamentos para o tratamento precoce da Covid-19 deverão ser definidos pelos profissionais da área de saúde e que o governo federal já se colocou à disposição para enviar todos estes remédios.

“Quem tem maior conhecimento técnico são os médicos, portanto, são esses profissionais que irão definir quando os pacientes vão começar a fazer o tratamento. Vale lembrar, que esse atendimento precoce deverá ser disponibilizado, inicialmente, pelas prefeituras”, ressaltou o governador.

Pazuello reforçou que, em Manaus, irá visitar o máximo de Unidades Básicas de Saúde que puder, para verificar o funcionamento e buscar meio de ajudar neste atendimento precoce.

“Não existe outra saída. Nós não estamos mais discutindo se esse profissional ou aquele concorda ou não concorda. Os conselhos regionais e federais já se posicionaram. Os conselhos são a favor do atendimento precoce e diagnóstico clínico”, disse o ministro.

De acordo com o ministro, o tratamento deve ser imediato e os pacientes precisam ser medicados e acompanhados pelos médicos. “O que salva a vida é a Unidade Básica de Saúde aberta e aí faço meu primeiro embate com o prefeito de Manaus, David Almeida, que deixe todas as UBSs para atendimento da Covid. Tem que ter triagem. Todas as UBSs tem que ter capacidade de fazer o diagnóstico clínico”, ressaltou o ministro.

Pazuello esteve na capital amazonense nesta segunda-feira, 11, onde falou sobre as ações do governo federal no enfrentamento à Covid, mas não foi enfático quanto ao início da vacinação e qual será a importância do Amazonas neste contexto.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: O Poder

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!