Diante do aumento do número de casos do novo coronavírus no Amazonas e pressão do Ministério Público do Estado (MP-AM) para que fossem adotadas medidas para conter a disseminação do vírus no município de Anamã, que já registra 1.332 infectados e uma morte, o prefeito Francisco Nunes Bastos, do PSC, decretou toque de recolher das 22h às 5h.
Além da pressão do MP, o prefeito também levou em consideração dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) que apontam curva ascendente e acelerada contaminação pelo vírus no Estado e que o município não dispõe de nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de casos graves.
Além de decretar toque de recolher até o dia 25 deste mês, recomendou a suspensão de eventos festivos, culturais e desportivos do setor público e privado, tanto na sede como nas comunidades do município.
Apesar de determinar toque de recolher e apenas recomendar a suspensão de eventos que causariam aglomeração, o prefeito resolveu apenas restringir o horário de funcionamento de bares e similares até às 22h, todos os dias, que será fiscalizado pela Polícia Militar.
O decreto consta na edição desta quarta-feira, 13, do Diário Oficial dos Municípios do Amazonas.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Divulgação