O deputado federal pelo Amazonas, José Ricardo, do PT, solicitou ao presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), a convocação extraordinária do colegiado e interrompendo o recesso parlamentar para debater ações emergenciais de enfrentamento à Covid-19. A solicitação foi protocolizada nesta sexta-feira, 15.
Dentre os assuntos a serem debatidos, José Ricardo destaca medidas de proteção à saúde, campanha de vacinação e ajuda financeira para os trabalhadores e para as pequenas empresas.
No documento, o parlamentar lembra que o Amazonas registrou 3.816 novos casos de Covid-19 no dia 14 de janeiro, sendo 2.516 somente em Manaus. E no Estado já são mais de 219 mil pessoas infectadas e mais de 5,8 mil mortes.
Zé Ricardo argumenta que, somente em Manaus, esse número passa de 3,8 mil mortos. “Numa dura e triste estatística, Manaus bateu nos últimos dias quatro vezes o recorde de mortes. Foram 144 enterros no dia 10 de janeiro, 150 no dia 11, 166 no dia 12 e 198 enterros no dia 13 de janeiro.”
Outra situação emergencial que ele chama atenção e que precisa de ações efetivas é sobre a falta de oxigênio nos hospitais de Manaus, que vem mostrando para o país o apelo dramático de famílias amazonenses que clamam por socorro para seus familiares. Mas também revela, opina, mais uma vez, o desprezo do governo federal pela gravidade da pandemia.
Para o deputado, essa situação é gravíssima e está incontrolável, considerando que faltam ações efetivas e coordenadas dos governos federal, estadual e municipal no tratamento e combate à Covid-19. Portanto, faz-se necessário que o Congresso Nacional atue nessa pauta.
“A população não aguenta mais tantas perdas e sofrimentos. Precisamos agir imediatamente contra essa situação. O governo federal até chegou a reconhecer que estamos vivendo é grave, no entanto apenas enviou o ministro da Saúde e sua equipe, mas nada trouxeram de novidade, a não ser o protocolo de “tratamento precoce”. O país necessita nesse momento de mais ações efetivas”, afirmou.
Na solicitação, o petista deixa claro que, na impossibilidade de convocação do Congresso Nacional, o presidente tenha sensibilidade e convoque, ao menos, a Comissão Representativa do Congresso, que é formada por parlamentares representantes de partidos políticos.
Da Redação O Poder
Com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação