O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), optou por manter o silêncio em relação à polêmica envolvendo o plano de vacinação da Prefeitura de Manaus, que veio à tona envolvendo o nome de duas médicas da família Lins. Diante disso, o presidente do Tribunal de Contas (TCE), conselheiro Mario de Mello determinou que a prefeitura apresente a lista do vacinados em 24 horas.
Por outro lado, o prefeito David Almeida (Avante) resolveu determinar uma portaria proibindo os servidores de postarem fotos sendo vacinados.
A medida do prefeito foi questionada pelo vereador Amon (Podemos). “Questionável, me parece, a atitude tomada pelo prefeito de proibir fotografia, quando deveria pedir que tudo fosse feito com a maior transparência”, disse o vereador no Twitter.
Anteriormente, o vereador já havia informado que teria enviado um ofício para o prefeito pedindo esclarecimentos sobre o Plano Municipal de Vacinação e sobre a denúncia de “fura-fila” na distribuição da vacina.
O vereador Sassá da Construção Civil (PT) disse que a questão deve ser averiguada, e caso seja comprovada alguma irregularidade, o responsável deverá ser punido.
Procurada pelo Portal O Poder, a vereadora Jacqueline (Podemos), a mais votada entre as mulheres candidatas do pleito, preferiu não emitir opinião sobre o fato.
O vereador Bessa (Solidariedade), disse que a informação que recebeu é que o prefeito está vacinando todos os profissionais, no caso, os trabalhadores da Unidades Básicas de Saúde (UBS). O parlamentar completou dizendo que algumas questões geram polêmica, no caso da vacinação de pessoas ligadas a família Lins.
“O prefeito está vacinando todos os profissionais da saúde do município. Então, não vejo irregularidade nenhuma em relação a essa vacinação. Até fiz uma indicação para a Prefeitura que desse prioridade, também, aos idosos que estão nos abrigos”, ressaltou o vereador.
Questionado pela reportagem, o vereador Raulzinho (PSDB), disse que iria comentar por meio de ações e enviou um vídeo pintando a igreja católica São Sebastião, no último domingo, 17, em um contexto completamente fora da situação enfrentada pela pandemia da Covid-19 e a polêmica relacionada a vacinação em Manaus.
Sem resposta
Procurados pelo O Poder, os vereadores Joelson Silva (Patriota), Diego Afonso (PSL), Marcelo Alexandre (Podemos), Marcelo Serafim (PSB) e Glória Carratte (PL) não comentaram sobre a polêmica.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: CMM