O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) está reforçando o atendimento dos pacientes infectados pelo coronavírus com 45 leitos de enfermaria e dez leitos de UTIs. O superintende do HUGV, Júlio Mário, confirmou nesta quinta-feira, 23, ao Portal O Poder que o Hospital passou à categoria de retaguarda 1, e desde segunda-feira, 20, vem atuando no enfrentamento à Covid-19.
De acordo com Júlio Mário, até semana passada, O HUGV estava atuando como hospital de retaguarda 4 – recebendo pacientes para procedimentos de média e alta complexidade não relacionados à Covid-19 conforme definido pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), desafogando com isso o HPS Delphina Aziz e o restante da rede de saúde do Estado.
“Desde a última segunda-feira, 20, o HUGV já vem atuando no enfrentamento a Covid-19. O hospital mudou o seu perfil e passou a ser retaguarda 1, recebendo paciente oriundos dos outros hospitais. Foram destinados 45 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI para o combate à doença, mantendo outros oito leitos de UTI reservados para os pacientes dos demais procedimentos que continuam sendo realizados no hospital”, afirmou.
Porém, o superintendente explicou que o HUGV recebe todos esses pacientes encaminhados pela Susam via sistema de regulação do Estado, não sendo um hospital de portas abertas. “Quando temos leitos disponíveis, informamos à secretaria de saúde via regulação hospitalar, que nos envia os pacientes de outras unidades de saúde”, disse.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação