Na noite de quinta-feira,21, governadores de ao menos 22 estados participaram de reunião para propor que o estado do Amazonas receba doses extras das vacinas contra a Covid-19.
A informação foi confirmada por Wellington Dias, governador do Piauí, presidente do Consórcio Nordeste e Coordenador da temática de Vacina no Fórum dos Governadores.
A situação no Amazonas é grave. Ontem, apresentei uma proposta que foi aprovada no Fórum de Governadores para destinarmos 5% das vacinas que iremos receber para o Amazonas. É uma questão humanitária e torço para que seja implementada.
— Wellington Dias (@wdiaspi) January 22, 2021
Os chefes de cada estado entenderam que a situação que o Amazonas enfrenta é crítica, especialmente em municípios como Manaus. A região passou, na última semana, por um colapso devido à falta de oxigênio para atender pacientes com Covid-19.
Nesta sexta-feira,22, o Brasil deve receber 2 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca, que chegam da Índia.
Além disso, a diretoria colegiada da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reunirá para autorizar o uso emergencial de 4,8 milhões de doses da vacina Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan.
Segundo o governador do Piauí, a proposta é que o Amazonas receba 5% das doses dos imunizantes que chegarão ao país. O restante deverá ser distribuído igualmente entre os demais estados.
De acordo com Wellington Dias, todos os governadores que participaram da reunião concordaram com a ideia.
Conteúdo: Metrópoles
Foto: Reprodução