maio 10, 2025 15:29

Ao apoiar CPI da Covid, Braga apela ao Planalto que priorize o Amazonas com 1 milhão de vacinas

Ao afirmar que assinou o pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid na quinta-feira, 4, para apurar responsabilidades dos governos no enfrentamento ao vírus, o senador Eduardo Braga, do MDB-AM, pediu que o governo brasileiro priorize o Amazonas com 1 milhão de doses de vacina contra a Covid para evitar, pelo menos, 3 mil mortes no Estado no mês de fevereiro.

“Assinei o pedido de CPI para que nós possamos apurar responsabilidades efetivas. Seja do governado federal, seja do governo do Estado, seja dos governos municipais no caso do enfrentamento da Covid, mas ao mesmo tempo eu tenho feito um apelo e vou fazê-lo, hoje, no plenário do Senado diante das novas alternativas de vacinação de que o governo brasileiro tome uma decisão importantíssima”, disse.

Segundo Braga, é imprescindível priorizar o Amazonas com 1 milhão de doses nas próximas duas semanas para evitar mortes. “Estamos pedindo que o governo brasileiro priorize. Se nós disponibilizarmos 1 milhão de vacina para o Amazonas agora e aplicarmos esse um milhão de vacina nas próximas duas semanas, nós vamos evitar que, pelo menos, três mil amazonenses venham a morrer no mês de fevereiro. Agora é uma questão de prioridade, não é mais uma questão se temos ou se não temos vacina, agora é uma questão do governo entender que no Amazonas nós precisamos de vacina porque a vacina é a diferença entre a vida e a morte”, defendeu o senador do MDB.

Além disso, o parlamentar afirma que é necessário uma operação forte também para garantir oxigênio aos municípios do interior, onde pessoas estão morrendo.

Braga afirma, ainda, que o objetivo da CPI não é perseguir ninguém, mas apurar os fatos porque é inadmissível que em nove meses tantas mortes tenham ocorrido e “ficado por isso mesmo”. “Não para ficarmos perseguindo ou acusar quem quer que seja, nós queremos apurar os fatos, não é possível quem em 10 meses o Amazonas tenha perdido 9 mil amazonenses e que isso fique por isso mesmo. Não é possível”, enfatizou.

Em seu pronunciamento, Braga destacou que, até o momento, lamentavelmente, o governo do Amazonas apresentou respostas para as pessoas que estão necessitando de socorro e de atendimento.

Confira o vídeo na íntegra: 

 

 

 

 

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

TCE-AM e MP-AM firmam parceria para fiscalizar escolas com problemas de água e saneamento no Amazonas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) aderiu ao projeto nacional ‘Sede de Aprender’, que prevê inspeções em escolas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!