O Ministério da Educação anunciou o adiamento do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em decorrência dos impactos da pandemia do novo coronavírus. A confirmação foi feita através de nota conjunta do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Conforme a nota, “as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais”.
Anteriormente, seguindo o calendário inicial, a previsão da realização das provas do impresso seria nos dias 1º e 8 de novembro. No caso da versão digital, as provas seriam nos dias 11 e 18 de outubro.
Agora, para definir a nova data, Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio. Até o momento, mais de 3,5 milhões de candidatos já se inscreveram.
Mais cedo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou as redes sociais para informar sobre o possível adiamento do Enem.
Diante dos recentes acontecimentos no Congresso e conversando com líderes do centro, sugiro que o ENEM seja adiado de 30 a 60 dias. Peço que escutem os mais de 4 milhões de estudantes já inscritos para a escolha da nova data de aplicação do exame.
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) May 20, 2020
Conteúdo: Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil