O Senado instala, nesta terça-feira (27) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, ou CPI da Pandemia, destinada a apurar ações e omissões do governo federal e eventuais desvios de verbas federais enviadas aos Estados para o enfrentamento da pandemia.
Na primeira reunião, os membros da comissão elegerão o presidente e o vice-presidente da comissão. Cabe ao presidente, em seguida, indicar um senador para relator da CPI. Nesta segunda-feira, um juiz federal suspendeu a indicação do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para relator da comissão.
A reunião será no formato semipresencial por decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já que não há previsão no Regimento Interno da Casa sobre o funcionamento de CPIs.
Há também a expectativa da definição de um plano de trabalho, possivelmente em reunião a ser marcada para esta quarta-feira (28).
O plano vai definir, por exemplo, o horário e os dias de funcionamento da comissão e será uma espécie de guia para a atuação da CPI. A apresentação desse documento cabe ao relator.
O início dos trabalhos se dá num momento em que o Brasil se aproxima da marca das 400 mil mortes por Covid-19. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, o país acumulou a quantidade de vítimas de todo o ano de 2020.
Conteúdo: G1
Foto: Agência Senado