Denúncias de negligência na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista, foram um dos assuntos discutidos nesta quarta-feira, 19, pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Minorias e Participação Legislativa. Falta de médicos e de material para cirurgias são os principais problemas, e já teriam causado a morte de recém-nascidos. Outro tema debatido foi o conflito entre indígenas e garimpeiros em comunidades Yanomami.
A reunião foi comandada pela presidente da comissão, deputada Yonny Pedroso (SD), acompanhada dos colegas Betânia Almeida (PV) e Evangelista Siqueira (PT). Ela destacou a decisão de que uma equipe técnica deve visitar a maternidade para verificar o que está ocorrendo em relação ao atendimento, à falta de material e “humanização”, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
A data da visita da equipe técnica à maternidade ainda não foi decidida. Por telefone, a assessoria da deputada Yonny Pedroso destacou que, tão logo a ida à unidade de saúde seja agendada, a informação será divulgada pela comissão.
O deputado Evangelista Siqueira sugeriu que as denúncias sejam encaminhadas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que está sendo conduzida pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Yanomami
Sobre os conflitos na Terra Yanomami, a parlamentar Betânia Almeida ressaltou que o importante, neste momento, é solicitar informações oficiais aos órgãos competentes, a exemplo dos ministérios da Defesa e da Justiça, além de organizações indígenas.
“Queremos saber o que está acontecendo. Afinal, quem está indo lá, que consegue chegar até a Comunidade Yanomami, é a Polícia Federal, e nós precisamos de uma resposta”, disse Yonny Pedroso.
Religião e orientação sexual
Ainda na reunião Participativa, os parlamentares aprovaram o parecer sobre o Projeto de Lei 155/2019, apresentado pela deputada Aurelina Medeiros (Pode), que proíbe inquirir sobre a religião e a orientação sexual de candidatos, em questionários de emprego, admissão ou adesão a empresas públicas ou privadas, sociedades, associações, clubes e afins. A matéria tramitará em outras comissões e depois será incluída na ordem do dia para votação.
Da Redação, O Poder
Com informações da Assembleia Legislativa de Roraima
Foto: Divulgação/Jader Sousa/SupCom/ALE-RR