O prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia (DEM), decide nesta segunda-feira, 15, após reunião do Comitê de Combate a Pandemia que acontece às 10h, se mantém ou vai relaxar o toque de recolher implantado no município por causa da pandemia do novo coronavírus. Um dos principais motivos do adiamento tem relação com os idosos, que têm sido as maiores vítimas da Covid-19 na cidade por fazerem parte do grupo de risco da doença.
“Ainda não existe nada definido vamos avaliar amanhã. O Comitê de Combate a Covid-19 se reúne e vamos definir depois ver todas as estatísticas para poder tomar uma decisão. A reunião começa às 10h e deve terminar às 12h”, afirmou.
Atualmente, o quadro epidemiológico de Parintins confirma 1.953 casos confirmados da Covid-19, sendo que 42,2% são pessoas da faixa etária acima dos 60 anos. Além disso, com relação aos óbitos, 63 foram registrados, sendo que 52 (82,54 %) foram idosos.
Ao ser questionado pela reportagem do Portal O Poder sobre quais são as medidas adotadas para proteger as pessoas da terceira idade, o prefeito respondeu que estão sendo realizadas diariamente visitação domiciliar aos idosos e distribuídos medicamentos.
“Nós criamos um trabalho chamado ‘Busca Ativa’. Então todos os Centros de Saúde sabem quantos idosos têm em cada bairro e com isso está havendo uma visita domiciliar com os profissionais de saúde com todos os EPIs (equipamento de proteção individual), e eles estão monitorando os idosos. E com isso estamos conseguindo evitar um maior número de internação e passando o kit de medicação para aqueles que testam positivo que fazem o tratamento em casa mesmo com resultados fantástico. Esse é um trabalho de proteção aos nossos idosos”, concluiu.
Ainda estão sendo realizados 200 testes e desse total tem sido diagnosticado a faixa de 30 a 50 positivos ao vírus.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação