O ex-superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), Alexandre Silva Saraiva, foi transferido da unidade localizada em Manaus e passou a atuar no Departamento da autarquia em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Alexandre Saraiva foi autor de notícia-crime contra Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente.
A informação da transferência de Saraiva foi confirmada pelo próprio delegado em um post feito no Twitter. Saraiva deixa a unidade da PF após o delegado Leandro Almada assumir o comando da autarquia no Amazonas.
Mudança no Amazonas
A mudança na direção-geral da PF no Amazonas surgiu após um atrito entre Saraiva e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. O impasse iniciou após uma das maiores apreensões de madeira no Brasil.
De um lado, o ministro apontou falhas na ação da PF e disse que há elementos para achar que as empresas investigadas estão com a razão. Já o então chefe da PF do Amazonas, Alexandre Saraiva, disse que era a primeira vez que via um ministro do Meio Ambiente se manifestar de maneira contrária a uma ação que visa proteger a Floresta Amazônica.
Novo comando
Mais de um mês após a saída de Alexandre Saraiva do comando da Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), o delegado Leandro Almada assume o comando da autarquia.
Leandro Almada foi Corregedor-Geral da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) em 2015, na gestão do secretário Sérgio Fontes, também delegado da PF no Amazonas.
No meu primeiro dia de trabalho na DPF Volta Redonda tive a grata surpresa de encontrar essa placa afixada na parede. Ideia nossa para mostrar presença do Estado na Rebio Tinguá. pic.twitter.com/GBoWZnDAmF
— Delegado Saraiva (@DelegadoSaraiva) May 24, 2021
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação