fevereiro 6, 2025 08:48

Amazonas pode ter primeiro caso de fungo que causou surto na Índia

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou nesta segunda-feira, 31, que registrou um caso provável de Mucormicose, infecção causada por fungo, em paciente imunossuprimido em Manaus. A infecção rara é conhecida como “Fungo Negro” e foi diagnosticada em quase 9 mil pessoas na Índia, a maior parte em pacientes recuperados da Covid-19.

O paciente sob investigação era um homem de 56 anos com histórico de diabetes tipo 2 e usuário de insulina. Residente em Manaus, ele foi internado em 12 de abril no hospital e pronto-pocorro Dr. João Lúcio, na zona Leste, e transferido para a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde foi a óbito em 16 de abril.

No dia 1º de abril, o paciente recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac contra Covid-19, aplicada em Maués, a 259 quilômetros de Manaus, pela Secretaria Municipal de Saúde. Dias depois, apresentou sintomas gripais, com teste de  RT-PCR não detectável para Covid-19. Ele também apresentou prurido no olho direito, que evoluiu para infecção local.

A comunicação de risco foi feita, de forma imediata, pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs), coordenado pela FVS-AM , ao Cievs nacional, após o recebimento do resultado de histopatológico informado pela FMT-HVD, na última sexta-feira, 28.

O caso está sendo monitorado pelo Cievs Nacional e a investigação será concluída após análise de material coletado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AM), a ser enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Mucorminose 

A mucormicose, comumente chamada de “fungo negro” ou “fungo preto”, é uma infecção muito rara. É causada pela exposição ao fungo mucoso, que faz parte da família Mucoraceae, comumente encontrado no solo, plantas, esterco e frutas e vegetais em decomposição.

O quadro mata mais de 50% dos acometidos. Muitos precisam passar por cirurgias mutilantes, que retiram partes do corpo afetadas pelo micro-organismo, como os olhos.

Os sintomas mais comuns são a congestão nasal e sangramento. Nos olhos, os pacientes sofrem de inchaço, pálpebras caídas, visão turva e, de forma grave, perda de um dos olhos. Pode haver manchas pretas na pele, ao redor do nariz.

A Mucorminose não é contagiosa, porém é possível se contaminar dentro de um ambiente infectado. A infecção provocada por fungos é considerada grave e rara no Brasil, acomete geralmente pessoas debilitadas, com comorbidades ou que utilizam medicamentos que possibilitem a diminuição da resposta imunológica para combater algumas doenças.

Na Índia, a infecção é bastante letal, vitimando fatalmente cerca de 50% dos doentes. Por isso, ela é preocupante para as autoridades de saúde do país.

 

Priscila Rosas, para O Poder, com informações da FVS-AM

Foto: Getty Imagens 

Edição e revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

 

Últimas Notícias

Fabrício Marques é um dos favoritos pelo quinto constitucional no TJAM

Os desembargadores João de Jesus Abdala Simões e Domingos Jorge Chalub Pereira, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM),...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!