Em maio deste ano, a arrecadação do Amazonas registrou alta de 60% em comparação ao mesmo período do ano passado. O número reflete um cenário positivo e demonstra que a economia está em fase de recuperação.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o valor total de arrecadação foi de R$ 4.305.327.727. O montante é referente a impostos, taxas e contribuições de melhoria.
A compra de insumos para a indústria pode ser atribuída ao aumento da arrecadação estadual. “Mesmo com a pandemia, houve bons resultados para a economia de uma forma geral. Há um esforço por parte das empresas para manter o ritmo de produção e, consequentemente, evitar prejuízos”, disse o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo.
A expectativa é de que o resultado permaneça em alta no segundo semestre do ano. “As fábricas estão comprando mais e a demanda se mostra aquecida por parte dos demais segmentos. Os números estão positivos e a tendência é continuar assim”, enfatizou o dirigente.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), Alex Del Giglio, mesmo em meio à pandemia, a expectativa é de melhora na arrecadação nos próximos meses. “A alta deve ser nominal. Além disso, se o dólar se manter estável, o resultado também deve ser favorável”, ressaltou.
Indústria em alta
A indústria tem sido responsável por boa parte do incremento da arrecadação estadual. O setor, conforme dados da Sefaz, registra crescimento em comparação ao ano passado, sendo 23% de alta em janeiro, 4% em fevereiro, 17% em março e 36% em abril, acumulando um crescimento de 19% no primeiro quadrimestre.
Por outro lado, o comércio amargou quedas nos três primeiros meses do ano (-11% em janeiro, -16% em fevereiro e -1% em março) e se recuperou em abril (13%), sempre em comparação com o mesmo período de 2021.
No acumulado do primeiro quadrimestre, o setor comercial apresentou decréscimo de -5%, mas a expectativa é de ampla recuperação, principalmente, com o grande movimento registrado nos centros comerciais por causa do Dia das Mães.
Alyne Araújo, para O Poder
Foto: Reprodução
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins