Embora ainda não sinalize publicamente, o governador de Roraima, Antônio Denarium, deve se filiar ao Patriota para tentar a reeleição em 2022, segundo boatos que correm nos bastidores. Ele estaria apenas esperando o presidente Jair Bolsonaro escolher um partido para, então, seguir o mesmo caminho.
Em 2020, após Bolsonaro deixar o PSL, não demorou muito para Denarium também sair do partido, o que ocorreu em 28 de maio. Após isso, o presidente ainda cogitou voltar para a sigla, mas as articulações não avançaram. À época, o governador de Roraima afirmou que se o presidente voltasse, faria o mesmo.
Nos bastidores, a filiação ao Patriota é dada como certa, principalmente após o anúncio, no fim de maio, do senador Flávio Bolsonaro (RJ) de se filiar ao partido, caminho que deve ser seguido pelo pai.
Prazo
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para concorrer a cargo eletivo, o candidato deve estar filiado ao partido no mínimo seis meses antes da data fixada para as eleições, ou seja, em março de 2022.
Respeitando a janela eleitoral, o governador de Roraima deve se filiar em algum partido nos próximos meses. Sem comentar sobre o assunto em entrevistas, Denarium ainda não deu pistas se já estuda ir para algum partido.
Analisando possibilidades
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom) informou que o governador está analisando as possibilidades de filiação a algum partido e que no momento oportuno anunciará a escolha.
“A decisão do governador estará alinhada com os interesses da população na busca da consolidação das demandas inadiáveis para o desenvolvimento do Estado de Roraima”.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação/Presidência da República